Analise kalunga

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1729 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
VIDA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE – UFAC
CENTRO DE EDUCAÇÃO, LETRAS E ARTES – CELA
CURSO: LETRAS ESPANHOL
DISCIPLINA: LITERATURA E DIFERENÇA
DOCENTE: MARGARETE EDUL PRADO

DISCENTES:
Lilia Daniele
Luciane Câmara
Maria Xavier
Rocilany de Souza

ANÁLISE DO ROMANCE
“KALUNGA” de Custódia Wolney

Rio Branco Acre

Neste trabalho analisarei o romance Kalunga de Custódia Wolney, que éescritora de romances históricos, formada em Administração de Empresas, com espacialização em Metodologia do Ensino Superior.
A obra está escrita em terceira pessoa sendo autodiegética onde a personagem Bernadete conhecida como Berta, uma mulher de cor negra que vivia com seu pai Rufino e sua mãe Iara na região do Kalunga no norte do Goiás “... Venho de uma região pouco conhecida, no extremo nortede Goiás... (pg.22)”.
Na infância Berta foi muito feliz com sua família, porém em sua mocidade certo dia ao brincar em seu quintal a jovem moça com corpo de mulher atraiu olhares de um velho índio chamado Putdkan, onde a levou contra sua vontade escondida de seus pais para aldeia chamada Canoeiro que por sua vez onde os índios viviam escondidos com medos dos homens brancos. “... ninguém o viu melevar... estava distante de casa e ninguém ouviu o meu desesperado pedido de socorro. (pg. 30)”.
Berta casou-se forçadamente com Putdkan. Que a ensinou a caçar e viver na vida cotidiana da aldeia, ela engravidou e sentiu-se cada vez mais presa ao casamento indesejado. E por um ato de desespero tentou abortar o filho que esperava, mas de imediato desistiu do ato e procurou proteger seu filho atéde si mesma, “... senti necessidade de proteger meu filho de mim mesma. (pg.45)”.
Por motivos de perseguições dos fazendeiros os Canoeiros tiveram que fugir e durante a essa fuga Berta aproveitou da situação e forjou um afogamento, fingindo que tinha morrido afogada e assim conseguiu fugir e chegar à casa de um homem chamado José que a cuidou durante algum tempo, porém por motivos dedesentendimentos com os fazendeiros não pode mais cuidar de Berta, pois já estava de favor na casa de amigos e por isso resolveu levá-la a casa de seus pais. “Chegado a hora de me levar para casa... uma vez que ele mesmo estava vivendo de favor na casa de amigos. (pg. 56)”. Ao voltar para a casa foi muito bem recebida pelos seus pais, conheceu Benedito mais conhecido como Bené que trabalhava na colônia de paide Berta. Em ocasiões de festas que ocorria na região os dois trocavam olhares apaixonados “Bené olhou-me com aqueles olhos de jabuticaba, iguais aos meus... (pg. 70)”.
Depois de muitos acontecimentos Berta casa-se com Bené mesmo sabendo que ela estava gravida de outro. Depois do casamento Berta não se sentiu preparada para ter relações sexuais com seu esposo por está traumatizada com aprimeira relação forçada. Após o nascimento dos gêmeos Arlete e Gonçalo, Bené disse que os filhos seria somente dela afinal ele não podia ter filhos, “falou serio que aquelas duas crianças seriam seus filhos. (pg. 95)”. Após um ano Berta começou a ter relações com seu marido e descobriu o prazer do sexo só que com o tempo o sexo passou a ser uma necessidade a ser cumprida, ela tentou entender asnecessidades do marido para poder ter um casamento mais feliz e conseguindo êxito fala que apesar de tudo era feliz com Bené, entretanto Putdkan tentou rapta-la novamente só que desta vez ela consegue gritar e Bené a salva, dando uma paulada na cabeça de Putdkan e por esta razão o casal resolve sair do lugar onde viviam por muito tempo, Bené pede emprego aos seus antigos patrões que ficava longe da atualmoradia. “A intenção de Bené era pedir emprego a seus antigos patrões. (pg. 106)”.
Ao chegar à nova residência sentiu-se traída por seu marido. Por que os patrões eram brancos e a casa era de luxo e por isso quis voltar para onde moravam antes “senti-me traída por Bené. (pg. 112)”. Demorou a se adaptar pelo fato dos patrões serem brancos e ela uma negra, o ambiente de luxo e ela acostumada a...
tracking img