analise granulomentrica

1529 palavras 7 páginas
Perguntas:

Questão 1 Descreva um resumo de no mínimo 15 linhas sobre a origem e a formação dos solos, descriminando os diferentes tipos de solo que podem ser formados.
Resposta: “Todos os solos que originam da decomposição que constituiu inicialmente a crosta terrestre.” (Pinto, 14). Contudo, até a sua decomposição decorreu um longo processo que pode levar milhares de anos para acontecer.
R: O processo destrutivo para a formação de solo a partir de rochas pode ser tanto física como química. O processo físico pode ser a erosão pela ação do vento, da água ou de geleiras, ou a desintegração causada pelo congelamento e descongelamento alternados em fendas da rocha.
As partículas ocorrem em uma grande variedade de tamanho, desde matacões até a fina poeira de rochas formadas pela ação trituradora de geleiras.
O processo químico resulta em modificações na forma mineral da rocha mãe ( especialmente se ela ver traços de ácidos ou de bases alcalinas), oxigênio e dióxido de carbono. O intemperismo químico resulta na formação de grupo de partículas cristalinas de tamanho coloidal (0,002mm) conhecido como minerais argílicos, ou simplesmente argila.

Questão 2 Liste em tópicos, com uma breve descrição (mínimo de 3 linhas), quais tipos de solo podemos são identificados e quais as diferenças nas análise de identificação táctil/visual de cada tipo de solo listado.
R: São elas, organológicas, metamórficas, mineralógicas e ígneas; as rochas metamórficas são as rochas onde ocorrem modificações físicas e químicas em sua composição.
As organológicas resulta a partir da decomposição da matéria orgânica sedimentada.
As mineralógicas são solos formados a partir da sedimentação de rochas minerais.
As rochas ígneas são as rochas de origem, sendo formadas pelo magma do manto.

Questão 3 Explique qual é a ciência que estuda e determina a origem e a formação dos solos.
R: Pedologia é a ciência que tem por objetivo o estudo das camadas superficiais da crosta terrestre.

Relacionados