Analise financeira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7017 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PERGUNTAS E RESPOSTAS – NOVA LEI DAS S/A - LEI 11.638/07

1 Ativo
1.1 Classificação 1.1.1 Como passam a ser classificados os ativos?
Os Ativos agora passam a ser classificados em Ativos Circulantes e Ativos não Circulantes. Os Ativos não Circulantes passam a possuir os seguintes grupos: Realizável a longo prazo, Investimentos, Imobilizado e Intangível. (O Diferido deverá ser eliminado pelaMedida Provisória a ser emitida brevemente, passando os itens que o compõem a ser baixados para o resultado ou reclassificados para o intangível). (slide 10)

1.1.2

Como fica a classificação do ativo para fins fiscais?
A classificação dos ativos, para fins fiscais, é a mesma que para fins contábeis. A única diferença é que não haverá a nomenclatura “Resultado Não Operacional” para finssocietários, mas o conceito continua a existir para fins fiscais.

1.1.3

Um Software que está em desenvolvimento deve ser contabilizado em qual grupo do Ativo?
Se o software em elaboração for ser integrado a algum item do imobilizado, ele deve ser contabilizado em Imobilizado em Andamento (como, por exemplo, softwares para máquinas específicas). Caso esse software não seja vinculado a um imobilizadoespecífico, ele deve ser classificado como Intangível em Andamento, dentro do grupo de Intangíveis. Entretanto, caso o software em desenvolvimento seja para comercialização, ele deve ser tratado como ativo especial, mantido no grupo de estoques.

1.2 Novas Contas 1.2.1 Quais as novas contas do Ativo?
Foram criadas as novas classificações do ativo conforme item 1.1. O grupo novo criado é o deIntangíveis. (slide 43)

1.2.2

Qual a nova divisão do Ativo Permanente? Qual o novo grupo formado?
O Grupo Permanente está sendo eliminado, passando seus componentes a serem classificados dentro do grupo Ativo Não Circulante. Uma alteração importante está vinculada à classificação de contas que anteriormente eram inseridas no grupo do Ativo Imobilizado, contas como marcas, patentes,concessões, direitos autorais e não autorais, a partir da Lei nº. 11.638, serão classificadas no novo grupo, Ativo Intangível. (slide 43)

1.3 Investimentos Temporários 1.3.1 Como devem ser classificados os investimentos temporários?
Os investimentos temporários devem figurar no Ativo Circulante. Isso não altera a classificação anteriormente existente. (slide 19)

1.3.2

Quais os novos critérios paraavaliação dos investimentos temporários?
Para esses, a metodologia de avaliação dependerá do prazo esperado de suas vendas ou recebimentos, podendo as suas variações afetarem o resultado do exercício ou a conta de ajuste de avaliação patrimonial, dependendo do caso. (slide 19)

1.3.3

Como devem ser segregados os investimentos temporários?
Destinados à negociação imediata - investimentostemporários já destinados a serem negociados, ou seja, com sua negociação devidamente autorizada pela gestão da empresa. Disponíveis para futura venda - se a empresa tiver aplicações financeiras destinadas para futura venda, mas essa venda não estiver ainda devidamente autorizada.

Mantidos até o vencimento – investimentos para os quais a empresa tenha intenção e capacidade financeira de manteraté seu vencimento. (slide 19)

1.3.4

Como devo utilizar a conta de Ajuste de Avaliação Patrimonial para contemplar a variação do valor justo dos investimentos temporários?
Se a empresa tiver aplicações financeiras destinadas para futura venda, mas essa venda não estiver ainda devidamente autorizada, isso representa apenas uma intenção: assim, essas aplicações serão reconhecidas em duasetapas: primeiramente aplicam-se os juros e atualização monetária a que tiverem direito, contra o resultado do período. Após isso, seus valores são ajustados a seu valor de mercado. A contrapartida dessas últimas oscilações é que será na conta de Ajustes de Avaliação Patrimonial, no Patrimônio Líquido (slide 20)

1.4 Investimentos Permanentes 1.4.1 Quais os novos critérios para avaliação dos...
tracking img