Analise financeira de uma empresa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1877 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
I - Caracterização do sector de actividade
O sector de actividade em análise enquadra-se genericamente no designado sector mobiliário.
Esta indústria é caracterizada pelo modelo de gestão familiar, mão-de-obra pouco qualificada ou indiferenciada, tem uma produtividade abaixo da média de outros sectores das indústrias portuguesas e das indústrias mobiliárias da União Europeia. Apesar dodesenvolvimento tecnológico, da flexibilidade de produção e da diversidade de produtos, o sector mobiliário é pouco profissionalizado nas questões de gestão, marketing e políticas comerciais.
A Marcomovel é uma empresa produtora de mobiliário para cozinha que representa cerca de 10% de todo o sector mobiliário. Este sector de actividade é constituído maioritariamente por pequenas e médias empresas(PME). Mais de 90% das empresas produtoras de mobiliário para cozinha evidenciam um volume de negócio ou balanço inferior a 2 milhões de euros, uma situação que não estará dissociada da dificuldade de acesso ao financiamento e aos mercados externos.

II- Analise do Balanço e da Demonstração do Resultados (anos 2010-2011)
A informação patrimonial, financeira e económica das empresas é revelada, entreoutras demonstrações, no Balanço e na Demonstração de Resultados. É, pois, na análise destes dois documentos que vamos centrar a nossa atenção.

BALANÇO
O primeiro grande grupo do balanço enuncia os activos da empresa e mostra o valor total de tudo o que a empresa possui, isto é, o Activo.
Relativamente ao valor total do activo, tanto no sector mobiliário de cozinha como na Marcomovel, esteevidencia uma evolução negativa do ano 2010 para 2011.
As principais rubricas do activo são os Activos fixos tangíveis (dentro dos activo não corrente), Clientes e Inventários (dentro do activo corrente).
No sector, estas rubricas representam cerca de 31%; 30% e25% respectivamente do total do activo no ano de 2010, sendo que estas percentagens não sofrem oscilações significativas no ano seguinte.Na Marcomovel, nos anos de 2010 e 2011, os Activos fixos tangíveis tiveram ainda um maior peso no total do activo, com cerca de 57%. Por outro lado verifica-se uma quebra de influência da rubrica de Clientes, com um peso de apenas 10%.Os Inventários, representam cerca de 30% do total do activo não se diferenciando muito da média do sector.
Podemos concluir que ao contrário do sector mobiliáriode cozinhas a Marcomovel apresenta uma menor % de activo corrente, que são activos constituídos por dinheiro e outros itens (como valores a receber e existências) convertíveis em dinheiro, e uma maior % de activos não correntes.

O segundo grupo do balanço mostra o Capital Próprio e o Passivo.
O Capital próprio corresponde ao património líquido da empresa e é sempre igual ao seu activodeduzido do passivo.
Tanto a Marcomovel como o sector em que está inserida apresentam uma diminuição do Capital Próprio do ano 2010 para o ano 2011. Esta diminuição é explicada principalmente pela evolução negativa dos Resultados Líquidos de um ano para o outro.
A grande queda dos resultados líquidos de 2010 para 2011 na Marcomovel justificam a acentuada diminuição do seu capital próprio em comparaçãocom o sector.
O Passivo representa o que os credores podem exigir sobre os activos da empresa.
Apesar de, ao contrário do seu sector, a Marcomovel ter apresentado um aumento do seu Passivo Total, este continua bem inferior á média do sector.
Este cenário deve-se muito á Marcomovel apenas apresentar um Passivo corrente, que é constituído por aqueles débitos que devem ser pagos num curto prazoou dentro do ciclo de operações normal da empresa. Assim as principais rubricas que influenciam o seu passivo são os Financiamentos obtidos e Fornecedores.
Também no sector mobiliário de cozinhas as rubricas que maior contribuem para o passivo são a dos Fornecedores e a dos Financiamentos obtidos (neste caso Financiamentos de curto e médio e longo prazo).

Numa conclusão ao estudo do balanço...
tracking img