Analise financeira da friboi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6607 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Análise dos motivos que levam empresas a adotar práticas de governança corporativa.
Felipe Beys Leonardo Rocha de Oliveira

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUC-RS

RESUMO
Governança Corporativa é assunto cujo interesse e impacto na gestão empresarial tem sido crescente. Trata de políticas e práticas com influência sobre diversos aspectos relacionados aos demonstrativos dodesempenho empresarial, cujo resultado busca a agregação de valor da companhia para os acionistas. É sabido que cada empresa deve possuir objetivos próprios ao utilizar alguma prática de governança corporativa, embora existam exigências legais e corporativas estabelecendo regras gerais. O objetivo deste trabalho é identificar os principais motivos que levam os gestores de empresas a adotar taispolíticas. Para isso foi realizada revisão de literatura e entrevistados oito profissionais com conhecimento especializado e atuação na área de governança corporativa. Pela resposta dos entrevistados é possível concluir que os principais motivos que levam os gestores de empresas a utilizar a governança corporativa são similares aos indicados na revisão de literatura como fundamentos para adoçãodessa prática. Palavras-Chave: Governança Corporativa, Demonstrativos de Resultados, Decisões de Investimento, Motivadores de Governança Corporativa.

1. INTRODUÇÃO A globalização tem levado a um ambiente cada vez mais complexo de gestão, onde as organizações devem continuamente buscar melhorias. O novo paradigma de gestão tem como epicentro a sustentabilidade, onde empresas públicas e privadasestão sujeitas ao desafio de gerar resultados com base em princípios sólidos de criação de valor, cujo reconhecimento possa ser percebido por todas as pessoas envolvidas com as organizações (stakeholders). Segundo KIMBERLY (1981), as melhorias podem ocorrer em relação ao produto, ao processo produtivo, à estrutura administrativa ou aos membros da organização. A governança corporativa se encaixacomo uma oportunidade de melhoria que vem sendo aplicada em praticamente todos os processos e atividades de negócios das empresas. Seu objetivo é de oferecer meios para garantir que os resultados empresariais não estejam apenas comprometidos com o presente, mas que sejam atingidos sem comprometer resultados futuros de longo prazo (GITMAN, 1997). A economia global fomenta e propicia a criação de umaestrutura de governança corporativa relativamente uniforme, a qual pode ser utilizada por empresas do mundo inteiro. Esse processo não é diferente no Brasil, onde o atual modelo de governança corporativa está sob intensa pressão para se adequar as regras internacionais. O objetivo atual é de superar barreiras e permitir a aplicabilidade de um modelo de governança corporativa no país, com impactodireto sobre a performance e capacidade das empresas brasileiras de competir globalmente (ANDRADE, 2006).

SEGeT – Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia

Os principais responsáveis pela aplicação das práticas de governança corporativa no Brasil são os gestores da relação com investidores de empresas que possuem capital aberto na Bolsa de Valores de São Paulo (BOVESPA). Essas práticas sãoadotadas com objetivos diferentes nas diversas companhias, embora já se discuta sua aplicação em empresas com capital fechado e pequenas empresas familiares. As empresas no Brasil estão em questionamento sobre a adoção de práticas de governança corporativa, seja pelos custos, pelos investimentos, pela mobilização de toda a organização, além de mudanças em processos de rotina que podem causarconflitos internos (FUNCEF, 2005). A governança corporativa torna-se viável quando a empresa vislumbra um cenário mais otimista após a adoção dessas práticas, tal como o valor percebido pelo acionista sendo capaz de compensar pelo ônus da adesão (ANDRADE, 2006). O objetivo deste trabalho é avaliar os principais motivos do mercado corporativo que levam empresas a utilizar as práticas de governança...
tracking img