Analise filmica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1714 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Ao analisar o livro e filme Clube da Luta, podemos claramente perceber como os traços perversos se apresentam no personagem e na sociedade contemporânea. O filme fala de um sujeito que assumiu uma posição perversa através de uma cisão do eu (self), produzindo um alter-ego. É interessante notar que, no filme, aparece um sujeito que consideramos perverso que, por sua vez, denuncia e luta contra umasociedade perversa. A perversão como estrutura clínica e como organização social da modernidade fica clara no filme. Juntamente com análises de cenas do filme e trechos do livro, podemos apontar alguns traços perversos característicos através da seguinte citação de Mario Fleig a respeito da clínica da perversão:

“O trabalho de interpretação na clínica com sujeitos perversos apresentadificuldades particulares: a posição de desafio e de triunfo, que dá o tom do discurso perverso, enunciado a partir da posição de saber; a erotização da pulsão de morte, que leva tão facilmente o perverso a transformar a desgraça e o horror em algo maravilhoso (corresponde à capacidade sublimatória tão marcante na perversão); o relativo apagamento do sujeito em prol do sistema, do ideal, da obra, da causa,etc, e sua identificação com o objeto a positivado enquanto único e supremo resto que garantirá o gozo do Outro; a defesa contra a angústia pelo uso de estratégias para fazer com que o Outro se angustie; a posição marginal e clandestina de exceção que se impõe como condição para poder sustentar a recusa da castração”. (Fleig, 2008, p.151).
Chuck Palahniuk, o autor do livro Clube da Luta, pareceter uma visão precisa sobre a modernidade.

Levando-se em conta que o livro foi escrito há pouco mais de 10 anos (em 1996), ele teve uma boa noção de como estaria organizada a sociedade 10 anos na frente, ou seja, cada vez mais perversa. Uma organização sem limites para o gozo e cada vez mais global, generalizada e dessubjetivada. O autor fala que muitas das histórias que coloca em seus livrossão histórias que foram contadas ou vivenciadas por ele ou seus amigos. Sobre o Clube da Luta, ele diz que os comportamentos perversos como “bagunçar” com a comida nos restaurantes e colocar frames de órgãos sexuais em filmes infantis, tiveram grande repercussão justamente porque eram realizados por muitas pessoas secretamente.

Tyler fala para seus “discípulos” da generalização da modernidade,denunciando-a para eles: “Você não é um floco de neve bonito e único. Você é a mesma matéria orgânica decadente que todo o resto, e somos todos parte do mesmo composto”, e fala da dessubjetivação dos indivíduos na cultura: “Nossa cultura nos transformou todos na mesma coisa. Ninguém é mais verdadeiramente branco ou negro ou rico. Nós todos queremos o mesmo. Individualmente, nós não somos nada”.(Palahniuk, 1996, p.126).

Tyler fala no filme sobre uma geração sem referências, que não sabe o que fazer nem sabe para onde ir. É uma geração que vive para consumir, e que não tem um propósito maior. Ele usa a analogia do “filho do meio”, perdido, sem saber o seu lugar, sem identidade: “Nós somos os filhos do meio da História, sem lugar ou propósito. Nós não temos nenhuma grande Guerra, nenhumagrande Depressão.

Nossa grande guerra é uma guerra espiritual, nossa grande depressão são nossas vidas. A propaganda nos levou a almejar carros e roupas, trabalhando em empregos que odiamos para comprar merdas que não precisamos”.

Apesar de Tyler poder ser considerado um personagem que está fora da realidade (por ser um alter-ego), é ele quem mais traz o narrador para a “verdadeira realidade”,acabando com as ilusões. Ele denuncia claramente as ilusões de segurança, das promessas da mídia, etc. Ele fala da ilusão da mídia e dos bens de consumo, onde se tentam deixar implícito que os objetos são feitos sob medida para cada pessoa. Aí aparece uma busca por autenticidade, como nos detalhes imperfeitos dos objetos que ele cita no início do filme, que traduzem seu caráter artesanal e...
tracking img