Analise filme

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3657 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
a
O AVIADOR
Sinopse
O filme retrata a história de um jovem, Howard Hughes (Leonardo Di Caprio), que ficou milionário aos 18 anos, após receber a fortuna do seu pai como herança. Ao se mudar para Los Angeles, Howard, passou a investir toda a sua fortuna em cinema e na sua grande paixão, a aviação. Toda essa história gira em torno das dificuldades que este jovem portador do transtorno depersonalidade anancástico e transtorno obsessivo compulsivo pode apresentar no decorrer da sua vida.
Transtorno de Personalidade Ananástico
O paciente do filme é portador do transtorno de personalidade anancástico (obsessivo-compulsivo), sendo a característica principal desse transtorno um padrão generalizado de perfeccionismo e inflexibilidade.
Tal transtorno apresenta comocaracterística epidemiológica ser mais comum em homens do que em mulheres.
A personalidade obsessivo-compulsivas pode apresentar-se de maneira rígida, formal e tensa. Seu afeto não é embotado ou plano, mas pode ser descrito como constrito; falta-lhes espontaneidade. Seu humor geralmente é sério.
Os indivíduos com tal transtorno preocupam-se com regras, normas, organização e como atingir aperfeição. Tais indivíduos são formais e sérios, desprovidos, freqüentemente, de senso de humor, insistem na obediência rígida às regras, sendo incapazes de tolerar o que percebem como infrações.
As habilidades interpessoais do indivíduo portador do transtorno de personalidade anancástico são extremamente limitadas. Insistem que os outros se submetam às suas necessidades. Tentam agradar quemeles vêem como mais poderosos do que eles. Apresentam indecisão e relutam por tomar decisões, devido ao medo de cometer erros. Apresentam poucos amigos.
Se algo prejudicar a vida, a rotina destes pacientes ou sua estabilidade pode precipitar muita ansiedade que, de outro modo é contida pelos rituais que impõe às suas vidas e tentam impor aos outros.
Critérios diagnósticos paraTranstorno de Personalidade Anancástica, extraído do DSM-IV (quatro ou mais dos seguintes critérios):
1. Preocupação com detalhes, regras, listas, ordem, organização, horários, a ponto de perder o ponto principal da atividade.
2. Perfeccionismos que interfere na conclusão de tarefas.
3. Devotamento excessivo ao trabalho e produtividade, em detrimento de atividades de lazer eamizadades.
4. Excessiva conscienciosidade, escrupuloso e inflexibilidade em assuntos de moralidade, ética ou valores.
5. Incapacidade de desfazer-se de objetos usados ou inúteis, mesmo quando não têm valor sentimental.
6. Relutância em delegar tarefas ou em trabalhar em conjunto com outras pessoas, a menos que estas se submetam a seu modo exato de fazer as coisas.7. Adoção de um estilo miserável quanto a gastos consigo mesmo e com outras pessoas: o dinheiro é visto como algo que deve ser reservado para futuras catástrofes.
8. Rigidez e teimosia.
Em relação ao diagnóstico diferencial, talvez a distinção mais difícil seja entre o paciente ambulatorial com alguns traços obsessivo-compulsivos e aquele com o transtorno de personalidadeobsessiva-compulsiva.
Tratamento:
Psicoterapia: a terapia de associação livre e a psicoterapia não-diretiva são altamente valorizadas pelo paciente com transtorno de personalidade anancástica com alto treinamento e sociabilidade. Entretanto, o tratamento desses pacientes freqüentemente é longo e complexo e problemas de contratransferência são comuns. A terapia de grupo e comportamental ocasionalmenteoferecem certas vantagens. Impedir que o paciente complete seu comportamento habitual levanta ansiedade e o deixa suscetível ao aprendizado de novas estratégias de manutenção. Os pacientes também podem receber recompensas diretas pela mudança na terapia de grupo, algo menos freqüentemente possível nas psicoterapias individuais.
Farmacoterapia: Em relação ao tratamento farmacológico, geralmente...
tracking img