Analise filme quando nietzsche chorou

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1139 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O filme é baseado na obra de Irvin D. Yalom, Friedrich Nietzsche e Josef Breuner nunca se conheceram. E, é claro, a psicoterapia não foi inventada como resultado do encontro deles. Não obstante, a situação da vida da maioria dos personagens baseia-se em fatos e os componentes essências desse romance – a angustia mental de Breuer, o desespero de Nietzsche, Anna O. Lou Salomé, o relacionamento deFreud com Breuer, que foi o embrião da psicoterapia – existiam historicamente em 1882 (YALOM, 1931).
Friedrich Nietzsche fora apresentando por Paul Rée à jovem Lou Salomé na primavera de 1828 e, nos meses seguintes, tivera um breve, intenso e casto caso amoroso com ela. Esta seguiria uma notável carreira como brilhante literata e psicanalista; ela também seria conhecida pela amizade íntima comFreud (YALOM, 1931).
O relacionamento de Nietzsche com Lou Salomé, complicado pela presença de Paul Rée e sabotado pela irmã de Nietzsche, Elisabeth , terminou desastrosamente para ele, durante anos, o filosofo esteve angustiado com seu amor perdido e com sua crença de que fora traído. Durante os últimos meses de 1882 – aqueles em que se passa a história deste livro, Nietzsche estavaprofundamente deprimido, até com impulsos suicidas. Suas cartas desesperadas para Lou Salomé. Partes das quais estão citadas no decorrer do filme, são autenticas, embora haja incerteza sobre quais foram meramente rascunhos e quais foram realmente remetidas ( YALOM, 1931).
O tratamento médico ministrado por Josef Breuer a Bertha Pappenheim, conhecida como Anna O., ocupou grande parte da atenção dele em1882. Em novembro daquele ano, começou a discutir o caso com seu jovem protegido e amigo, Sigmund Freud, o qual, conforme apresenta o filme, visitava com freqüência a casa de Breuer. Uma década depois, o caso de Anna O. seria o primeiro descrito em Estudos sobre a histeria de Freud e Breuer, o livro e o filme desencadearam a revolução psicanalítica (YALOM, 1931).
Com tudo o filme, gira em tornodo tratamento ministrado por Dr. Breuer ao Filósofo Nietzsche, como o filosofo não aceitava o tratamento, o médico propõem uma troca de favores, ele cuidaria do seu corpo e Nietzsche da sua mente com isso podemos ressaltar claramente várias a representação teorias das psicanálise.
O superego é claramente reprimido no filme tanto nas manifestações faladas pelo médico Dr. Breuer, e apresentadano momento de sua hipnose uma libertação do superego reprimido. A psicanálise freqüentemente foi censurada por ignorar o lado mais elevado, moral, suprapessoal, da natureza humana. A censura é duplamente injusta, tanto histórica quando metodologicamente. Em primeiro lugar porque já desde o início atribuímos às tendências morais e estéticas do ego a função de incentivar a repressão; e, depois,houve uma recusa geral em reconhecer que a pesquisa psicanalítica não podia, tal como um sistema filosófico, produzir uma estrutura teórica completa e já pronta, mas teve de encontrar seu rumo passo a passo ao longo do caminho da compreensão das complexidades da mente, efetuando uma dissecção analítica tanto dos fenômenos normais quanto dos anormais (FREUD, 1923).
Enquanto tivemos de nos preocuparcom o estudo do que é reprimido na vida mental, não houve necessidade de aderir a quaisquer apreensões agitadas quanto ao paradeiro do lado mais elevado do homem. Mas agora que empreendemos a análise do ego, podemos dar uma resposta a todos aqueles cujo senso moral ficou chocado e que se queixaram de que, certamente, deveria haver uma natureza mais alta no homem: ‘Muito certo’, podemos dizer, ‘eaqui temos essa natureza mais alta, neste ideal do ego ou superego, o representante de nossas relações com nossas relações com nossos pais. Quando éramos criancinhas, conhecemos essas naturezas mais elevadas, admiramo-las e tememo-las, e, posteriormente, colocamo-las em nós mesmos (FREUD, 1923).
No decorrer do filmo o médico Breuer teve vários cenas, que se tratavam de sonhos, supondo que esse...
tracking img