Analise filme amor sem escalas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2374 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
GESTÃO DE PESSOAS

FACULDADE ANHANGUERA

DESAFIO PROFISSIONAL
Análise do filme “Amor sem escalas”



S U M Á R I O

1 . Introdução
2 . Objetivo
3 . Relatório
3.a - Estratégia Executiva
3.b - Remuneração e Benefícios
3.c - Gestão de Conhecimento
4 . Conclusão
5 . Referências Bibliográficas
6 . Referência Filmográfica

1 - INTRODUÇÃO
O filme “Amor sem escalas”, EUA,2009, estrelado por George Clonney, Vera Farmiga, Anna Kendrick, Jason Bateman, dirigido por Jason Reitman tem como pano de fundo a crise econômica vivida pela humanidade em 2008 que afetou empresas e organismos econômicos nos EUA que buscaram adequação com a maior brevidade possível, a fim de reencontrar o equilíbrio de suas finanças.
Nesse contexto, empresas americanas optaram pela demissão defuncionários, geralmente os mais antigos. Esse trabalho é executado pelo personagem interpretado por Clonney, que viaja para diversas cidades americanas representando uma empresa que é contratada por outras a fim de executar a dura tarefa de comunicar aos seus funcionários que os mesmos já não possuem o perfil desejado pelo cargo que ocupam e que, mesmo com toda a raiva, frustração e peso emocionalinerentes à situação, Clonney sempre tenta reverter a situação de forma a mostrar que esta é uma oportunidade que se abre, sem necessariamente estabelecer com elas qualquer tipo de empatia.
Com o avanço da tecnologia e com a necessidade de contenção de custos e otimização dos processos, a forma de locomoção utilizada é repensada. As demissões passam a ser feitas por meio de teleconferência. Essefato aumenta ainda mais o distanciamento na relação entre trabalhador e empresa.
Para tanto foram realizadas pesquisas em sites especializados em RH, releitura do material utilizado pelos professores em aula, análise ponderada de anotações e recorrência à experiência profissional com o propósito de atender às demandas apresentadas pelo DP.
A analogia crítica das atitudes corporativas e suasconseqüências apresentadas na trama busca traçar um paralelo com os temas abordados em salas de aula, trazendo à tona aspectos relacionados ou não com os objetivos da corporação e redirecionamento quando da ocorrência de desvios.
Alguns aspectos abordados reproduzem o incômodo modo como os estímulos cognitivos embutidos no desenvolvimento tecnológico da civilização e suas conseqüências impactam ocomportamento da sociedade como um todo, desumanizando as relações interpessoais em prol da utilização produtivista da tecnologia.
2 – OBJETIVO
No presente Desafio será evidenciado o reconhecimento de princípios práticos de RH baseados nas aulas ministradas (Estratégia Executiva, Remuneração e Benefícios e Gestão do Conhecimento) que estabeleçam paridade com as situações verificadas no filme, buscandoatravés de análise crítica, a aplicabilidade de possíveis lições percebidas dentro do contexto profissional atual. Os temas elencados acima serão discorridos em separado com a possibilidade de junção desses aspectos na conclusão final.

3 – RELATÓRIO
3.a - Estratégia Executiva
O momento econômico em que transcorre a trama, deixa transparecer a necessidade de reformulação de diretrizesestratégicas da organização. Na intenção de ajustar a atividade exercida pela empresa a níveis de custos mais adequados ao cenário econômico atual, bem como lançar mão de avanços tecnológicos na padronização do processo demissionário, a direção traça novos rumos, redefinindo completamente sua atitude, transformando definitivamente sua mão de obra em seres sem emoção ou consideração pelas pessoasenvolvidas.
Com a estratégia redesenhada, a empresa justifica a atitude com vistas a ampliar o alcance de sua efetividade sem que se tenha dimensionado adequadamente as ameaças desse redirecionamento, bem como não levando em consideração o conhecimento adquirido pelos seus funcionários nesse exercício ao longo de anos. Vislumbrando ótima oportunidade negocial, implanta a nova sistemática com foco em...
tracking img