Analise fenomenologica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (388 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ – UFC

Disciplina: Teoria da Literatura II
Data: 12/09/2012
Tutor / Professor: Marcia de Mesquita Araújo
Aluna: Rosane Maciel Teixeira de Sousa

AULA 2Atividade 1: Fenomenologia

* Analise fenomenológica

O roteiro dos tantãs.

No poema o verbo encontra-se no passado, mostrando que algo foi encontrado. Neste caso o que foi encontrado foram asorigens. Origens estas que ainda não sabemos quais são, e será uma das lacunas a ser preenchida.
As origens foram encontradas em diversas formas e locais. Podemos perceber então a utilização dossubstantivos concretos, como “ os livros” para especificar os objetos encontrados. Ele é considerado um dos arquivos velhos. A partir daí, percebemos a relação entre o passado e o presente.
Em seguida oautor cita outros objetos antigos, substantivos concretos, que nos dão indícios da origem que foi encontrada pelo eu-lírico. Estes objetos são considerados por ele, objetos malditos, pois trazemlembranças do sofrimento vivido pelo povo de sua raça, de sua origem.
No verso seguinte o vocábulo “leste”, está relacionado ao lugar de onde vem o povo daquela origem e no verso seguinte ele fala como vem,que é pelo mar através de imundos tumbeiros, que são os navios que faziam o tráfico deste povo.
Nos próximos versos, o eu lírico tem o prazer de encontrar os momentos bons do povo de sua origem.Este momento é comprovado através do adjetivo “doce” que foi utilizado para dar qualidades às palavras, ao conto. Ele também diz encontrar suas origens através da cor de sua pele. Este indício confirmaque o eu – lírico é de origem negra, pois o poema em seu decorrer fala na trajetória percorrida pelo povo negro que era trazido para outras terras e eram escravizados. Ao final do poema ele afirmaser de negro através das características citados no poema que são os adjetivos escura e heróis. E através do próprio verbo ele afirma ter se encontrado.
Vendo o conjunto da obra percebi a presença...
tracking img