Analise estruturada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1149 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Análise Estruturada


Extraindo e adaptado da Carlos Silvano Valvassori Home Page


Análise Estruturada
Como todos os métodos de análise de requisitos de software, a análise estruturada, vem a ser um a atividade de construção de modelos com fluxo e conteúdo das informações divididas em partições funcionais, descrevendo a essência daquilo que deve ser construído.
A análise estruturadatambém contém gráficos que possibilita o analista criar modelos de fluxo de informação, com uma heurística para o uso dos símbolos, juntamente com um dicionário de dados e narrativas de processamento como o complemento aos modelos de fluxo de informação.
Um modelo de fluxo pode ser criado para qualquer sistema baseado em computador, independentemente do tamanho e complexidade.
Um meio importante derepresentar os dados vem a ser através de um DFD( Diagrama de Fluxo de Dados ).

[pic]

Um DFD( também conhecido como gráfico de bolhas ) é uma técnica gráfica que descreve o fluxo de informação e transformações que são aplicadas à medida que os dados se movimentam da entrada para a saída. Um DFD representa qualquer nível de abstração e é dividido em partições para revelar mais detalhes. Umcírculo representa um processo ou uma transformação aplicada aos dados. Uma seta representa um ou mais itens de dados e deve ser rotulada. Uma linha dupla representa um depósito de dados que são usadas pelo software.
[pic]

Extensões para sistemas de tempo Real
Servem para aplicações onde as informações são orientadas ao controle e não de dados com interação ao mundo real num limite de tempoditado pelo mundo real.
Para esta análise, uma série de extensões à notação básica da análise foi proposta:

Extensão de Ward e Mellor
O fluxo de informações que sejam obtidas ou produzidas em base de tempo real. Informações de controle passadas pelo sistema e associadas ao processamento do controle. Múltiplas instâncias da mesma transformação que às vezes são encontradas em situações demultitarefa. Estados de sistemas e o mecanismo que causa a transição entre os estados. O sistema deve monitorar informações em tempo contínuo geradas por algum processo do mundo real.
Exemplo na figura abaixo:

[pic]






[pic]
Exemplo 2: processo convencional em uma visão de alto nível de um fluxo de dados e de controle para uma célula de produção






Extensão de Hatley e Pirbhai
Éconcentrada menos na criação de símbolos gráficos adicionais e mais na representação e especificação dos aspectos orientados ao controle do software, criando um modelo de sistema de tempo real. Diagramas de fluxo de dados são usados para representar dados e os processos que o manipulam. Os diagramas de fluxo de controle mostram como os eventos fluem entre os processos e ilustram os eventos externosque fazem com que vários processos sejam ativados. Deve ocorrer um refinamento adicional do fluxo de dados e da definição de cada item de dados


[pic]


[pic]








Modelagem Comportamental
É representar o comportamento de uma sistema, descrevendo seus estados e os eventos que fazem com que o sistema mude de estado. O STD( State Transition Diagram ) indica também, quais açõessão executadas como conseqüência de um dado evento.


A Mecânica da Análise Estruturada

1. Criação de um Modelo de Fluxo de Dados
a) Um diagrama de fluxo de dados de nível 0 deve descrever o software/sistema como uma única bolha;
b) a entrada e a saída iniciais devem ser cuidadosamente anotadas;
c) o refinamento inicial deve isolar possíveis processos, itens de dados e depósitos de dados aserem representados no próximo nível;
d) todas as setas e bolhas devem ser rotuladas com nomes significativos;
e) a continuidade do fluxo de informação deve ser mantida de nível em nível;
f) uma bolha de cada vez deve ser refinada.






Exemplo:

[pic]



2. Criação de um Modelo de Fluxo de Controle
As aplicações requerem o uso da modelagem de fluxo de controle além da...
tracking img