Analise empresarial 1º quadrimestre

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1256 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1

FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS ANÁLISE DOS RESULTADOS DO 1º QUADRIMESTRE

EQUIPE Nº 3 DAMIANA DARCI AGUIAR ALMEIDA FÁBIO AJALA PEREIRA IGOR GOMES MARCELO PAIVA MARIANA CANTON BORGES SCALÉA MADER

BRASÍLIA, ABRIL DE 2011

2

SUMÁRIO 1. OBJETIVOS .............................................................................................. 3

2. ESTRATÉGIA DA EMPRESA................................................................... 3

3. CONTROLES ............................................................................................ 4

4. CAPACIDADE DE MÁQUINA E MÃO DE OBRA..................................... 4

5. MARKETING ............................................................................................. 5

6. RECURSOS HUMANOS........................................................................... 6

7. ANÁLISE FINANCEIRA ............................................................................ 6

8. ANÁLISE CRÍTICA DE DESEMPENHO ................................................... 9

3

1.

OBJETIVOS

Aumentar o faturamento da empresa no primeiro quadrimestre do ano por meio da comercialização de produtos diferenciados queatendam as necessidades dos consumidores mais exigentes. Otimizar a utilização dos recursos despendidos na manufatura dos produtos com o propósito de ampliar as margens de contribuição unitária dos mesmos, concomitantemente o lucro da empresa. Ampliar a capacidade de máquina para atender as demandas futuras do mercado e reinvestir na manutenção dos equipamentos existentes na fábrica. Desenvolver ummercado consumidor e consolidar a imagem de empresa inovadora por meio de investimentos contínuos em propaganda e P&D (pesquisa e desenvolvimento).

2.

ESTRATÉGIA DA EMPRESA

A abordagem de negócio da empresa esta pautada na comercialização de produtos diferenciados. Os esforços foram concentrados no desenvolvimento dos produtos notebook e workstation que possuem demanda crescente e estãodistantes de atingirem o seu ápice de maturidade e estagnação segundo os dados apresentados como histórico de vendas e tendências de mercado. O produto desktop foi mantido em segundo plano por apresentar nos últimos anos retração de mercado o que demonstra um estágio avançado do seu ciclo de vida. Inicialmente a estratégia da empresa era o aumento da receita de vendas por meio da ampliação domarket share, seguida da obtenção de lucro, retorno sobre patrimônio líquido e valorização de mercado.

4

3.

CONTROLES

Por meio das informações adquiridas a cada mês e controles estabelecidos em planilha em Excel são realizadas as análises e avaliações de desempenho da empresa como também são decididas as ações que serão executadas nos meses posteriores. Os cálculos de capacidade demáquina e mão de obra foram otimizados para que ambos sejam dimensionados conforme a necessidade de produção da empresa. Também é utilizado o conceito de margem de contribuição unitária do produto com fator restritivo em função da capacidade de máquina que determina qual produto terá prioridade na produção em virtude da sua rentabilidade. Para determinar a quantidade de produtos que serãodisponibilizados ao mercado é realizado o estudo de previsão, através da utilização de funções estatísticas, cuja finalidade é ajustar o volume de produtos produzidos ao volume de produtos demandados pelo mercado.

4.

CAPACIDADE DE MÁQUINA E MÃO DE OBRA

No primeiro mês de gestão da nova administração a estratégia estava voltada para o crescimento da receita de vendas, logo houve um investimento de R$430.000,00 para a ampliação da capacidade de máquina em 9,55%. Observa-se que esta nova capacidade permitiu a produção das demandas previstas para serem disponibilizadas ao mercado nos meses de fevereiro e março mesmo após a readequação da estratégica da empresa. Mediante ao exposto acima fez-se necessária a contratação de 4 funcionários para adaptar os recursos humanos a nova capacidade da...
tracking img