Analise economica e social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3380 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Atividade de Produção Textual



Objetivo: Entender como as empresas e países se comportam diante da crise financeira internacional para obter maior competitividade, aprofundando os conhecimentos adquiridos na disciplina de Análise Econômica e Social.

O Brasil diante da crise financeira internacional

Em época de crise econômica mundial muitos setores são atingidos de forma brusca,alguns departamentos e serviços ficam comprometidos refletindo de forma negativa no dia a dia das empresas causando instabilidade nessas organizações. Muitos especialistas ainda não conseguem ver melhorias concretas para que haja uma ação que contenha a crise. Muitos leigos ao tratar na área de qualidade tem uma forma de pensar que a crise seja um agravante para um futuro ruim, o que pode ser umengano pois as incertezas estão em toda a econômia global e a qualidade é um dos fatores mais importantes para qualquer época e para que todas as organizações sobrevivam e assim possam sobresair com seu diferencial, mas isso não exclui o fato de que todos os setores sentirão as reações da crise pois o clima de incertezas freiou os investimentos em todas as áreas. A qualidade é um fator determinante emmomentos criitícos e pode mudar a história de uma organização em tempos de crise também, esse momento pode ser uma grande oportunidade para grandes crescimentos, ao revirar crises anteriores encontraremos vários exemplos de muitas empresas que conseguiram se sair bem por terem definido as melhores estratégias para enfrentá-la. Muitas das empresas que prosperaram perante a crise adotaram comoprioridade a melhoria na qualidade e aumentaram os processos de e seus produtos aumentando assim a competitividade apesar da crise. Exemplos de setores e áreas em que o Brasil se destaca e pode trabalhar melhor sua competitividade são: O Brasil tem um dos maiores parque automobilísticos do mundo. O motivo são as vantagens comparativas em relação aos insumos que esta industria necessita, ou seja, umasólida rede metalurgica e siderurgica capaz de dar sustentação ao setor por meio de sua principal materia prima, o aço. E uma vasta gama energética, importantíssimo neste setor.
O século XXI nasceu em meio à esperança. O sentimento que predominava nas grandes capitais naquele dia 1º de janeiro do novo século era, para a maioria, o otimismo. A estrutura econômica dos Estados Unidos afigurava-seestável. Os paises emergentes como o Brasil pareciam cada vez mais esclarecidos e seguros. Mais aí veio a crise; o que fazer? A correção de grandes problemas compõe de fato a pauta para a renovação e crescimento do Brasil e a efetiva reafirmação de sua capacidade para exercer uma liderança sul – americana. O país que pretende ser bem sucedido como nação, precisa aproveitar todas as oportunidades quesurgem naturalmente com a crise. Um dos setores em que o Brasil se destaca é a produção agrícola atual, poderia alimentar 600 milhões de pessoas. Nada em sua economia, impede que sejam gerados agora 9 milhões de empregos de emergência. Se a posse do tema fosse democratizada de maneira rápida e decidida, abriria lugar para 12 milhões de famílias. Se as coisas assim acontecessem, 32 milhões depessoas que estão passando fome teriam comida, pelo menos comida. Aquilo que produz miséria simplesmente não pode ser aceito. A condenação ética da miséria é um ponto de partida.
Outra área que abriu novos campos de competitividade foi a informática que se desmembrou em telemática, em trabalho por via digital, em uma aventura da conquista do tempo e do espaço. O Brasil para conquistar mais espaços eproduzir novas oportunidades deve investir em formação de novos profissionais dessa área em que a produção tecnológica é tão rica, (computadores, faz, laser, satélites, robôs, fibras óticas, novos remédios, máquinas interativas) para que esse ritimo de crescimento continue e permaneça uniformemente acelerado é preciso investimentos contínuos na formação de profissionais. As montadoras de...
tracking img