Analise economica financeira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4399 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
 
 
INTRODUÇÃO A

ANÁLISE

ECONÔMICO
FINANCEIRA
 
 
 
 
 
 
 
 
 
ANÁLISE  FINANCEIRA
 
 
A ANÁLISE DO BALANÇO COM A UTILIZAÇÃO DE QUOCIENTES
 
 
O estudo técnico de análise de balanço constitui-se na realidade em um intrincado processo de fundamental importância. A análise de balanço é de fato um poderoso instrumento de pesquisa que permite aquilatar a saúdeeconômico-financeira da empresa, no passado e no presente, e enseja a projeção desse resultado para o futuro; possibilita o conhecimento objetivo dos efeitos da administração realizada pelos gerentes e permite mensurar o volume dos recursos livres ou patrimônio líquido.
 
Com efeito, os conceitos extraídos da análise do balanço são eminentemente temporais, pois estão inevitavelmentevinculados ao resultado do empreendimento em dado período. Impõe-se, então, a aplicação do instrumental de análise em diferentes exercícios financeiros consecutivos, normalmente de 3 a 5 períodos, quando há disponibilidade de informações. Isso permite verificar a presença de regularidade na situação apurada, autorizando, caso afirmativo, a projeção do resultado para um momento futuro.
 O estudo da eficiência da gestão dos sócios, da mesma forma, é realizado com base no desempenho econômico-financeiro da empresa analisada. A apuração de uma baixa lucratividade, por exemplo, num ramo de atividade gozando de razoável normalidade – verificada pelo desempenho da concorrência - denota ineficiência gerencial. Por outro lado, uma elevada lucratividade da empresa de segmentoeconômico em situação desfavorável - como a Construção Civil em certos períodos recentes da realidade econômica - sugere versatilidade e criatividade dos administradores, revelando-se capazes de reverter um quadro conjuntural adverso.
 
Na análise de Balanço Patrimonial, as contas que compõem cada grupo deverão ser interpretadas e classificadas de acordo com os conceitos e critériosestabelecidos.
 
O ATIVO CIRCULANTE compreende as disponibilidades, os direitos de crédito sobre clientes, os estoques e outros valores, desde que realizáveis no exercício subsequente ao encerramento do balanço - até 360 dias. As principais contas que integram este grupo serão assim analisadas e classificadas:
 
a)      Caixa: numerário    à disposição da empresa.
 b)      Bancos: depósitos à vista, de livre movimentação.
 
c)      Duplicatas a receber: créditos a receber de clientes no exercício seguinte – até 360 dias. Cabe observar o seguinte:
- as duplicatas descontadas representam responsabilidade da empresa. O valor correspondente, portanto, deve ser transportado para o “Passivo Circulante”.
 
d)      Notas e faturas areceber: créditos a receber de clientes, oriundos, principalmente, de empreitadas ou serviços prestados.
 
e)      Estoques: mercadorias/produtos acabados, produtos em elaboração, matérias primas, almoxarifado ou materiais diversos.
 
f)       Adiantamentos a fornecedores: adiantamentos efetuados para compra de mercadorias ou matérias primas. Os adiantamentos para  aquisição de bens irãointegrar o Imobilizado e serão classificados no “Ativo Permanente”.
 
g)       Títulos e valores mobiliários: letras de câmbio, BBC, certificados de depósitos bancários, letras imobiliárias, etc., resgatáveis no prazo de 360 dias. Considerar o valor líquido, isto é, após a provisão de ajuste, quando existente.
 
h)      Títulos a receber, Contas Correntes e DevedoresDiversos: créditos de diversas naturezas. Sempre que os valores representarem parcelas ponderáveis do Patrimônio da empresa, proceder aos devidos ajustes, quando necessários, com base nos dados  complementares fornecidos.
 
i)        Créditos com Acionistas/Cotistas/Diretores: classificar em “Deduções do Ativo”.
 
j)      Despesas do Exercício seguinte:
-       quando se tratar de...
tracking img