Analise econômica da lei seca

Páginas: 2 (286 palavras) Publicado: 19 de outubro de 2011
Análise econômica da Lei Seca

Primeiramente devemos ter em mente que as leis em geral nascem, para resolver ou suprir determinados anseios sociais. No caso da lei seca podemosdizer que o que motivou o seu nascimento, foi o clamor por mais segurança no trânsito, diminuição das mortes causadas pelo consumo de álcool aliado a direção, mas como toda lei aocumprir seus objetivos, a lei seca termina por provocar determinados efeitos coadjuvantes, como os efeitos na economia.
Como primeiro impacto econômico oriundo da lei seca,podemos identificar o custo com a fiscalização para o cumprimento das novas regras. Além da fiscalização podemos pensar por mais dois ângulos para analisar os efeitos econômicos dessanorma, o ângulo dos que respeitam a norma e aquele dos que não respeitam, pois se imaginarmos o cidadão que cumpre a norma, ao sair para beber mesmo que um único copo, haverá o gastocom seu transporte de ida e volta, e aquele que arrisca não cumprir, poderá ter gasto com multa, fiança, e até mesmo transporte, pois seu veículo poderá ser retido.
Deve sermencionado também como efeito da nova regra mais rigorosa, o redirecionamento do dinheiro, pois muitas pessoas que consumiam bebidas em estabelecimentos comerciais longe de suas casaspoderão preferir consumir tais bebidas em suas próprias casas, provocando dessa forma uma migração dos recursos dos bares e estabelecimento similares, para os supermercados emercearias que geralmente estão mais próximos das residências.
Outra comparação que podemos fazer em decorrência da lei, é a diminuição dos gastos da população com hospitais, uma vezque o objetivo da lei é reduzir os acidentes no trânsito, enquanto pode ocorrer um aumento considerável de gastos com os determinados transportes, como ônibus, táxi e seus similares.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ANÁLISE DA CONSTITUCIONALIDADE E APLICABILIDADE DA LEI SECA (LEI 11.705/2008)
  • Lei seca
  • Lei Seca
  • Lei Seca
  • lei seca
  • Lei seca
  • Lei seca
  • lei seca

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!