Analise dos setores de uma empresa de energia - SI8MULAÇÃO

963 palavras 4 páginas
Matriz de atividade individual*

Introdução
Em continuidade aos trabalhos iniciados nos períodos anteriores a gestão financeira, sob a supervisão do Diretor-Presidente Guilherme Régis, manteve as condutas já pré-estabelecidas no planejamento dos trabalhos e teve capacidade de trabalhar com dados históricos. A diretoria tomou más decisões financeiras que influenciaram na captação de empréstimos compulsórios, posteriormente sanados.
Política e estratégia inicialmente adotadas
Após identificado o alto prazo médio de estocagem e sua influencia sobre a gestão financeira (alto ciclo de caixa), além dos altos custos de armazenagem, as diretorias em conjunto colocaram em prática a redução gradual dos estoques, mantendo sempre o estoque de segurança (ideal).

Adequação das práticas à estratégia da empresa
A EnergiSu teve como estratégia inicial o crescimento no mercado de R1, na qual a margem de vendas pode ser maior e consequentemente, a geração de caixa teria margens maiores. Contudo, após perceber a oportunidade de mercado em R3, a EnergiSu reavaliou sua estratégia e se voltou para aquele mercado de margens menores mas de maior volume.

Principais desafios encontrados pela equipe
Devido ao início das atividades de venda terem se iniciado apenas em P4, o fluxo de caixa da EnergiSu ficou comprometido, uma vez que foram realizados investimentos pesados em infraestrutura e em capacitação de funcionários.
Como é possível perceber pelo gráfico abaixo, a geração de caixa operacional só foi guinada a partir de P6, quando houve estabilização e entendimento do mercado (maior agressividade a R3).

Se trabalharmos o fluxo de caixa e equivalentes de caixa, percebemos que a falta de atividade mercantil ocasionou na necessidade de obtenção de capital de terceiros para sustentar a necessidade de capital de giro da entidade e o seu alto ciclo de Caixa (será demonstrado posteriormente).

FLUXO DE CAIXA E EQUIVALENTES DE CAIXA

A necessidade de financiamento no referido

Relacionados