Analise dos metodos da ciencia politica por adriano moreira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1135 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Fichamento do segundo capítulo da obra Ciência Política de Adriano Moreira - análise dos Métodos da Ciência Política.

1. Relação entre ciência política e teoria política normativa
Quando estudamos Ciência Política, ou seja, quando estudamos os fenômenos políticos, temos sempre que considerar o normativismo nessa ciência. A teoria política normativa diz respeito às características dos valorespolíticos. E o professor Adriano Moreira, no segundo capítulo da sua obra Ciência Política, vai começar expondo sobre esse normativismo, distinguindo os três tipos deste, para depois então elencar os métodos dessa ciência.

1.1. NORMATIVISMO.

1.1.1. Normativismo Ético ou Filosófico - proclama a ideia do que deveria ser um mundo político aceitável, em função de uma escala de valores. Aquias orientações normativas abordam a realidade do Estado tendo por base as finalidades dele. Temos como exemplo a ONU, como instituição, que proclama e prega esses princípios.

1.1.2. Normativismo Jurídico – assume o direito positivo como objeto do conhecimento. É importante se ter conhecimento que a forma extrema do Normativismo Jurídico é de Kelsen, que diz que “ o Estado não é senão a própriaordem jurídica, e não uma entidade situada atrás dela”, ou seja, Kelsen toma o Estado como a personificação da ordem jurídica total. O que esse tipo leva em conta é sempre o conceito normativo, não a realidade social. É da imagem que ele se ocupa não da realidade social, por exemplo: quando um soberano é indicado isso é feito pelas normas, não importando à análise normativa que o poder tenha asede num lugar diferente. Essa maneira de levar o conceito normativo mais em conta que a própria realidade vai ser um problema durante a tomada de uma decisão, como por exemplo quando um Estado é invadido por forças estrangeiras, pois o que se observa é que nesses casos o conceito normativo pouco é levado em consideração. E é justamente nesse ponto, desse problema da eficácia, que o normativismo deKelsen se vê obrigado a encarar os fatos. Foi isso que abriu caminho a orientações híbridas, menos normativistas e mais interdisciplinares, que acrescentaram outras qualificações e inquietações ao direito político, e alargam o seu âmbito para a ciência política.

1.1.3. Normativismo Instrumental ou Aplicado – anda mais próximo do que se chama a arte política, e não é carregado de juízoséticos ou jurídicos. Aqui o normativismo é neutro e empírico. Ao contrário das outras correntes do normativismo, que recomendam a divisão de poder afim de assegurar a liberdade e evitar a tirania, o normativismo instrumental vai se situar num plano diferente, que é no domínio de ação do Poder.
Antes ainda de indicar os métodos da Ciência Política, Adriano Moreira vai destacar que o objeto central daciência política é o Poder, e que este deve ser examinado com um critério tridimensional: a sede do Poder, a forma ou imagem, e a ideologia.

2. Métodos da Ciência Política.
Para fins didáticos é sempre bom proceder a uma identificação e catalogação das perspectivas básicas que inspiram a investigação, ou seja, é indispensável elencar os métodos de investigação utilizados pela ciênciapolítica.
Porém é preciso entender que, mesmo os cientistas usando uma grande variedade de instrumentos e técnicas de compreensão da realidade, não existe nenhuma metodologia isolada. Essa suposição de que as variadas perspectivas mutuamente se excluem é um erro, pois na verdade, como o professor Moreira ressalta, "a maior parte das vezes elas apenas se multiplicam e enriquecem os ângulos de análise deuma realidade fugidia que é a mesma para todos".
Vamos agora para a catalogação das perspectivas básicas da Ciência Política, ou seja, para a enumeração básica dos métodos dessa ciência.
O método da ciência política consiste nas seguintes perspectivas:

Perspectiva das Tendências Individuais

Baseia-se no pressuposto de que as decisões com maior relevância são dos homens concretos,...
tracking img