Analise dos fragmentos do texto de Paula Gorzoni referente ao Supremo Tribunal Federal em seu artigo

2031 palavras 9 páginas
STF e a vinculação dos direitos fundamentais nas relações entre particulares.

*Diferenciação: liberdades existenciais e econômicas

-As liberdades constitucionalmente protegidas possuem duas divisões -as que são relacionadas às opções humanas existenciais e; -as relacionadas ao campo econômico negocial( negocio jurídico patrimonial e celebração de contratos).

-As relações entre particulares se baseiam no principio da autonomia privada que parte da idéia de que o ser humano dotado de razão como um agente moral sabe definir o que é bom ou ruim para si e deve ter liberdade o suficiente para determinar seus atos e suas conseqüências.

-O problema se inicia quando nem sempre o particular utiliza a sua autonomia para decidir para si o correto, ou quando a sua vontade está estabelecida pela vontade de outro, quando este outro tem alguma forma de poder ou controle maior que a sua fazendo com que a vontade dele seja cumprida de alguma forma. Isso então comprova que as decisões dos particulares não tenham poder absoluto.
A ocorrência deste fato mostra que alguns direitos fundamentais constitucionalmente não sejam cumpridos.

-O principio da autonomia privada, mesmo nem todas as vezes sendo aplicado de uma forma correta, pois cada interpretação faz com que tenha uma proteção e extensão diferentes, ao menos possui alguma tentativa de se fazer valer pois a autonomia para o humano está dentro de si mesmo, é melhor pensar em si do que no coletivo, devido a isso os direitos fundamentais, não são protegidos de forma real, verificamos que acabam sendo sufocados e com isso, se tornam ignorados, e não é dada a devida atenção aos princípios constitucionais.

-Questiona-se então se o Estado deve agir de alguma maneira, se deve existir um juiz que com verdade moral decida o que é bom ou não para o coletivo para que naqueles casos em que a autonomia não faça um bom papel, seja preservado o direito ao menos. São utilizados os seguintes exemplos: - o direito ao uso

Relacionados

  • OS DIREITOS FUNDAMENTAIS NAS RELAÇOES ENTRE PARTICULARES
    16290 palavras | 66 páginas
  • A história
    213019 palavras | 853 páginas