Analise dos filmes da disney

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1933 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Os ingênuos desenhos animados, que são sempre aceitos e considerados construtores acabam tendo uma influência na formação de opiniões e pensamentos por parte das crianças que os assistem. O desenho animado vive em um contexto comercial e consumista, porém sempre é lembrado como agradável, harmonioso e confortante.
Sendo assim o presente trabalho tem como objetivo analisar filmesda Disney e refletir sobre os pensamentos e opiniões de Giroux, referidos em seu texto: “Os filmes da Disney são bons para seus filhos?”.
Como filme para analise, optei por um clássico campeão de bilheterias e vencedor de dois Oscars, como melhor canção e trilha sonora.
O clássico Aladim, um filme lindo, com muitas contradições e mensagens agravantes.

Filme Escolhido

Como esquecer umfilme que fez parte da sua infância? Como não relembrar momentos vividos no passado ao assistir novamente tal clássico?
É realmente uma surpresa ver que toda trilha sonora do filme está na sua cabeça mesmo com o passar de todo o tempo.
Sim Aladdin é mesmo inesquecível! Um garoto pobre que vive nos subúrbios de Agrabah.
Apesar de ter que roubar para comer, Aladdin tem um bom coração.Podemos perceber isso na primeira cena, onde ele passa maus bocados para roubar um pão e acaba dando este mesmo pão para duas crianças que estavam fuçando o lixo.
Jasmine é a princesa, incumbida pelo pai de achar um bom marido até seu próximo aniversário (que é dali três dias). Claro, o pretendente deve ser um príncipe. Jasmine não gosta nada disso e foge do castelo, para se livrar desse dever. Nomercado da cidade, conhece Aladdin.
Coisas vem, coisas vão, Aladdin se encontra com Jafar, o vizir do castelo, e o malvado vilão. Jafar está atrás de Aladdin, porque só ele pode entrar na caverna dos tesouros e tirar a lâmpada de lá. Qualquer outro que tente entrar… Morre!
E é assim que Aladdin conhece o Gênio. Um dos personagens mais carismáticos de toda a Disney, não é?
Ao terminar preso nacaverna e em posse da lâmpada mágica, Aladdin recebe a chance de realizar três desejos. É aí que a trama fica interessante, já que o astuto ladrão, com a ajuda do Gênio, decide se passar por príncipe e conquistar a princesa Jasmine.
Escolhi duas cenas para serem analisadas a primeira trata-se da música de abertura do filme, que é intitulada como “Noite na Árabia”.
A segunda cena refere-se aparte em que Aladdin e Jasmine estão voando no tapete mágico e cantam a música “Um mundo Ideal”. Além disso a cena referente ao primeiro pedido de Aladim ao gênio da lâmpada mágica também será analisado no trabalho a seguir

Analise do filme

Começo agora a analisar o filme e principalmente as duas cenas escolhidas. Como já relatado anteriormente, Alladim é um clássico da Disney e acredito queum dos filmes que se for analisado pode-se tirar muitas controversas e coisas não tão boas para nossas crianças. O que a principio séria uma diversão segundo Giroux ( 2004), excede os limites de entretenimento.
Percebo que o foco de Alladim é extremamente musical e mágico, não se preocuparam muito com a edição e sim com as musicas do filme, que com o passar dos anos sofreram alterações. Éexatamente isso que encanta as crianças e adultos, a magia, as músicas, tantos efeitos.
O brilho de Hollywod, a animação cheia de cores e números musicas combinados com alegria à moda antiga criam uma zona de celuloide feita de estética e conforto emocional para crianças e adultos igualmente. GIROUX. (2004 p.95).
Logo ao iniciar o filme nos deparamos com a primeira música que leva o nome de Noiteda Árabia, e que nos deparamos com o primeiro preconceito do filme. A letra da música diz o seguinte: “Venho de um lugar, onde sempre se vê, uma caravana passar. Vão cortar sua orelha, pra mostrar pra você, como é bárbaro o nosso lar. Sopram ventos do Leste, e o sol vem do Oeste, seu camelo quer descansar. Pode vir e pular, no tapete voar,noite árabe vai chegar.
A noite da Arábia, e o dia...
tracking img