ANALISE DOS FCS NA RELAÇÃO ENTRE FORNECEDOR E DISTRIBUIDOR

6490 palavras 26 páginas
1

PARCEIRIA FORNECEDOR - DISTRIBUIDOR: ANÁLISE DOS FATORES
CRÍTICOS DE SUCESSO NA RELAÇÃO ENTRE FORNECEDORES E
DISTRIBUIDORES ALIMENTÍCIOS.

RESUMO
O objetivo deste trabalho é analisar os Fatores Críticos de Sucesso na relação existente entre fornecedor e distribuidores da indústria de alimentos do estado do Rio Grande do Sul.
Precisamente sobre a relação existente entre uma indústria de alimentos de São Paulo e três
Distribuidores de alimentos do estado do Rio Grande do Sul. A identificação dos Fatores
Críticos de Sucesso ocorreu através da realização de uma pesquisa qualitativa exploratória junto aos distribuidores de alimentos. Na análise de resultados buscou-se mensurar quais fatores existentes nos serviços oferecidos pela indústria compreenderiam em vantagem competitiva na relação existente entre Fornecedor - Distribuidor.
PALAVRAS-CHAVE: Relação entre Fornecedor e Distribuidor, Fatores Críticos de
Sucesso, Marketing de Serviços, Gestão de Serviços.
INTRODUÇÃO
No mercado acirrado de hoje, numa era globalizada, prestadores de serviços, especialmente as relações entre fornecedores e distribuidores, convivem em um ambiente de alta competitividade, buscando eficácia para as suas ações estratégicas e operacionais. A necessidade de conquista do cliente não se altera, e sim, a sua forma de execução. Conquistar atualmente, não reside somente em atender, pois, em princípio, todos estão sendo atendidos.
Neste momento atender inclui inovar, encantar e surpreender e isso pressupõe conhecer as expectativas dos clientes para executar ações que permitam não apenas atendê-las, mas acima de tudo, superá-las.
Segundo KOTLER (2000) “serviço é qualquer ato ou desempenho, essencialmente intangível, que uma parte pode oferecer a outra e que não resulta na propriedade de nada. A execução de um serviço pode estar ou não ligada a um produto concreto”. Aliado ao conceito apresentado LOVELOCK E WRIGHT (2003), contribuem que a satisfação do cliente

Relacionados