Analise do video historia das coisas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (476 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O video “Historia das Coisas” vem, através de uma forma critica e mais aprofundada, nos apresentar e explicar as várias etapas de funcionamento do sistema capitalista vigente em nosso país e nomundo, ou economia de mercado como afirma Marcos Vasconcellos e Manuel Garcia em seu livro “Fundamentos da economia”. O vídeo também apresenta as conseqüências para o planeta e a sociedade. Mostra queesse sistema é um sistema em crise, pois se trata de um sistema linear e nós vivemos em um planeta finito onde não se pode ter um sistema linear.
Ao se analisar o mesmo podemos ver que muitos fatoressão deixados de lado como, por exemplo, as pessoas, o fator fundamental para que esse sistema funcione pois estas vivem e trabalham em todas as etapas desse sistema fazendo com que ele entre emfuncionamento onde umas tem um poder de decisão maiores que as outras, como é o caso do governo, que tem como principal papel promover o bem público de uma sociedade. Papel este que é deixado de lado emfunção da submissão ao poder privado dos grandes capitais que imperam nessa economia de mercado.
A primeira etapa do sistema consiste na fase de extração que acaba se resumindo na destruição doplaneta onde se extrai em demasia os recursos naturais existentes seguindo para a segunda etapa que é a de produção onde se utiliza energia para se misturar produtos químicos tóxicos com os recursosminerais, resultando na criação de produtos químicos que causam grandes impactos na saúde e no ambiente através da exploração da mão-de-obra. Em seguida temos a distribuição onde se é comercializado todosestes produtos com o objetivo de procurar vender em grande quantidade a um preço acessível através do processo de exteriorização do custo da produção, fazendo com que se chegue ao auge docapitalismo que é o consumo, o qual movimenta e sustenta o sistema, daí vem o grande objetivo que é a crescente produção de bens de consumo que seguem varias estratégias para o sucesso, duas delas que são a...
tracking img