Analise do uso de suplementos alimentares e anabolizantes pelos alunos do ensino médio das escolas estaduais de Bocaiuva-MG

838 palavras 4 páginas
Analise do uso de suplementos alimentares e anabolizantes pelos alunos do ensino médio das escolas estaduais de Bocaiuva-MG

Introdução A questão corporal dentro da nossa sociedade é algo que é muito debatido, hoje a busca de um corpo perfeito é desejada cada vez mais por muitos indivíduos.
E para manter o corpo os indivíduos tem gastando fortunas, sofrendo muitos riscos, pois muitas das vezes procuram clinicas de estéticas clandestinas. Outro fator é que os atletas gastam fortunas com comprimidos, os chamados Esteróides Anabólicos Andrógenos EAA’s, que são consumidos sem nenhuma prescrição médica o que é muito perigoso para a saúde humana. No Brasil há pouco estudo sobre o uso de anabolizantes não tendo muitos dados sobre o consumo dessas substâncias. No caso dos suplementos a falta de uma legislação rígida pode facilitar o acesso a essas substâncias que são compradas facilmente de forma ilegal em farmácias e academias sem a utilização de receita médica (Santos & Santos, 2002).
Os Esteróides Anabolizantes são consideradas substâncias “construtoras” de tecido muscular que tem efeito semelhante ao da testosterona, os efeitos, físicos e mentais do uso abusivo de esteróides anabolizantes em crianças e adultos são raros, mas constituem risco de vida. Basicamente, todos os atletas que utilizam esteróides em excesso sofrerão pelo menos um dos efeitos adversos menos graves dessas substâncias incluindo distúrbios na produção de espermatozóides ou na menstruação, acne, queda de cabelo e perturbações psicológicas leves (Lamb, 1996). Nos homens ocorre o desenvolvimento de gnicomastia causada pelo aumento de estrógenos acima do seu nível normal e nas mulheres pode ocorrer atrofia das mamas em resposta ao alto nível de testosterona. Em relação ao fígado há prejuízo da função excretora que provoca icterícia, as complicações mais sérias do fígado, associadas aos EEAs, são a peliosis hepalis e temores no fígado.
Os suplementos alimentares surgiram há quatro décadas,

Relacionados