Analise do trabalho e formacao profi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2885 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
I. Introdução
O questionamento da actual educação para o trabalho está a crescer, passando a exigir profundas mudanças no modelo de formação profissional. Um dos sinais dessa transformação é a multiplicidade de termos com que hoje se designa essa actividade. Fala-se de formação profissional, educação profissional, aprendizagem, capacitação, qualificação para o trabalho, requalificação, superaçãodo adestramento, habilidades básicas, habilidades específicas, treinamento, ensino técnico, aquisição de competências, educação básica e formação contínua, sem precisar muito bem as diferenças e pontos em comum entre esses termos. A despeito dessas diferentes interpretações sobre a preparação da mão-de-obra, há consenso quanto à mudança do seu perfil. Hoje, os requisitos necessários à execução deuma tarefa estão em constante transformação.
As transformações na qualificação para o trabalho não significam necessariamente o surgimento de um trabalhador mais capacitado. Em muitas situações o trabalho requer menos qualificação e em outras modifica-se o conteúdo desta. Ao mesmo tempo em que aumentam os espaços nos quais as mudanças do trabalho se fazem presentes, permanece grande quantidadede postos de trabalho cujos requerimentos para sua execução são exatamente os mesmos. As grandes transformações na preparação para o trabalho só podem ser entendidas no contexto das grandes transformações do próprio trabalho, em seu processo, sua organização, suas formas de gestão, nas relações entre empresas e entre países e blocos.
Mais que isso, o trabalho humano, além de estar a mudar suasformas e conteúdos, sofre um processo contínuo e acelerado, embora não linear, de encolhimento. Em outras palavras, pode-se dizer que hoje, com menos horas de trabalho e menos trabalhadores, se produz, no mínimo, a mesma quantidade de bens e serviços. É fácil deduzir que esse facto diminui o poder de barganha da classe trabalhadora. Esta ordem de idéias surge o presente trabalho que vai analisar deuma forma sintética a Análise do Trabalho e a Formação Profissional: Enquadramento Histórico e modelos de Análise de Trabalho Contemporâneo. Apresentar-se-á dividido em três capítulos, sendo o primeiro a parte introdutória, o segundo o Desenvolvimento do tema, e o terceiro e último a conclusão obtida pelo grupo.
II. Analise de Trabalho e Formação Profissional
1. Definição dos ConceitosBásicos
Formação é um processo, formal ou informal, de aquisição de conhecimentos, atitudes e comportamentos com relevância para a actividade no cargo e para o desenvolvimento pessoal e organizacional (Câmara, 1997).
Formação Profissional e o processo global e permanente através do qual jovens e adultos a inserir ou inseridos na vida activa, se preparam para o exercício de uma actividadeprofissional.
Perfil Profissional conjunto de competências requeridas para o exercício de um posto de trabalho ou de uma profissão.












2. Revisão da Literatura
Segundo Peretti (1998), a formação responde simultaneamente, aos anseios dos colaboradores e as necessidades da empresa e contribui em alto grau para a obtenção dos seus objectivos:
➢ A satisfação profissional;
➢ Ea performance económica.
De acordo com Loup citado por Peretti (1998), é neste sentido que deveríamos sempre considerar a formação como um investimento e não como uma despesa, pois é ela que condiciona, de um modo idêntico aos equipamentos e materiais, que acrescentou e mesmo provavelmente o investimento mais produtivo, se tivermos como referencia as empresas que tem tido êxito: é de facto uminvestimento que não tem substituto.
Segundo Câmara (1997), a formação é caracterizada de seguinte forma:
➢ Quanto à sua natureza;
➢ Quanto ao seu objectivo;
➢ Quanto à sua forma;
➢ Quanto ao seu sujeito.
1. Quanto à natureza
A formação pode pretender habilitar o empregado a desempenhar um determinado cargo, de uma forma mais produtiva, ou com maior qualidade (Câmara,...
tracking img