Analise do texto manuel henrique castro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1013 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
EMERGÊNCIA DO SERVIÇO SOCIAL: CONDIÇÕES HISTÓRICAS E ESTÍMULOS

O texto de Manuel Henrique Castro inicia com o autor apresentando diversos questionamentos e indagações acerca das afirmações do surgimento do Serviço Social na America Latina. Utilizando para tanto argumentos de outros autores como: Ander Egg e Barreix. Para estes a origem do Serviço Social na America Latina:
✓Nasceu em 1925 como pratica profissional, quando se cria a primeira escola no Chile.
✓ Através de influencia e decisão externos e como reflexos do Serviço Social da Alemanha, França e Belgica, e depois dos Estados Unidos.
✓ O serviço Social Latino americano surge como subprofissão, subordinado a ordem profissão médica, para tornar o trabalho do médico mais rentável, integrando aoutras subprofissões já existentes.

O autor Manuel Henrique Castro faz diversas ressalvas sobre essas afirmações já que as mesmas se complementam e contradizem. Pois a base explicativa de Ander e Barreix está separada da realidade e do processo de desenvolvimento do continente latino-americano. Baseando-se na nas ações sociais Européias. A intenção do autor é apresentar a origem e aidentidade do Serviço Social Latino Americano tal qual como ela realmente se formou.
Segundo o autor, a década de 20, em todo o continente latino-americano, destaca-se pela ascensão de novas classes sociais (burguesia e proletariado), pelas relações de produção sustentadas pela exploração da força de trabalho (através do regime de assalariamento), pela dinamização da industrialização e pelacrescente entrada de capitais norte-americana. Os trabalhadores começam a se organizar, aumentando assim o seu poder de força e de pressão, desvelando as conseqüências do sistema capitalista e apresentando um novo projeto de organização da sociedade, como a experiência da Rússia, no ano de 1917.
A correlação de forças entre as duas principais classes sociais exigia a construção de alternativaspara lidar com essa nova realidade social e manter a hegemonia da burguesia, visto que a relação entre esta (representada pelo Estado) e a classe trabalhadora vinha ocorrendo com o uso de repressões e concessões. O Estado passava a assumir funções de ordem político-econômicas e sociais, o que impunha a construção de uma nova estrutura (física administrativa e recursos humanos). Na busca dealternativas para lidar com o movimento popular e dos trabalhadores o Estado passa a intervir na formação e na manutenção da classe trabalhadora e, coerente com a postura adotada - na utilização de repressão e concessão - a burguesia concordava com a aprovação de uma legislação trabalhista, cujo conteúdo e a própria aprovação fora resultado das lutas dos trabalhadores, travadas desde os primórdios doprocesso de industrialização. Apesar das medidas destinadas às classes populares e trabalhadoras, toda a ação do Estado protegia os interesses burgueses: abertura de estradas (de ferro e de rodagem); construção de portos para o escoamento da produção; barateamento de energias necessárias ao movimento das indústrias; oferta da infra-estrutura necessária à instalação de indústrias (urbanização do localselecionado, atração da mão de obra necessária) etc.

Inicialmente o Chile era um importante exportador de salitre que, no final do século XIX, representava mais da metade das receitas fiscais desse país e a extração desse nitrato estava nas mãos dos ingleses. Nessa época, o Chile estava dependente economicamente da Inglaterra. Com os avanços científicos, possibilitando produzir nitratos apartir da fixação do nitrogênio, houve uma queda das exportações de nitratos naturais do Chile e uma conseqüente desestruturação em sua economia. As conseqüências sociais: as usinas salitreiras foram deixando de funcionar e com isso: Desemprego; miséria; migrações etc.

O cobre passou a ocupar o lugar do salitre como o principal produto da economia chilena. Nessa época, os Estados...
tracking img