Analise do texto faxina dos mitos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (901 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Análise Textual Faxina dos Mitos
Geralmente, ao falarmos de mito, nosso “eu-interior” sempre remete a ideia de algo ou alguma figura mitológica como as vistas no tempo em que fábulaseram algoindispensável ao traçado da organização social. E, através desses pensamentos, a sociedade foi desenvolvendo-se regada a utopias que só começarama ser questionadas quando o indivíduo, mergulhado a suasfantasias, pôr-se a descobrir o quanto estavam presas às crendices ora utilizadas por ele. No texto, Faxina dos Mitos, Lya Luft trás um conceito amplo e claro quanto aos dogmas que ainda norteiam aatitude do homem que, por ser um ser pensante e dotado de discernimento (em sua maioria) não deveria está preso a essas raízes tão antigas.
A princípio, para entendermos que o escrito de Lya se trata deum texto, cabe-nos observar alguns requisitos. Na obra Faxina dos Mitos, podemos considera-lo como um texto (tecido), já que tem a função de registrar o que vem de fora, conservar por determinadotempo e, em seguida, transmiti-lo aos receptores como forma de tirar a venda a respeito dos mitos citados. Cabe observar também de que se trata de um texto onde há coerência em suas ideias, pois de formaprática, Lya Luft sempre inicia sua tese a respeito de um determinado mito e o conclui, utilizando sua opinião expressa acerca dele, fazendo com que seu pensamento tenha traçado com início, meio efim. Esses elementos estão no texto, na cultura em que esse texto foi produzido, no grupo social em que esse texto circula. Podemos considera-lo coeso, pois no texto, a todo o momento, foram utilizadosconectivos para buscar aquilo já dito anteriormente, e outros introduzem novas informações, permitindo que um texto tenha progressão, ou seja, que informações já aparecidas no texto sejam articuladascom novas informações, tornando-o mais agradável.
Com relação aos elementos que estruturam o texto Faxina dos Mitos, citamos o trecho, “... dos mitinhos bobos que inventou nosso inconsciente...
tracking img