Analise do texto cultura corporal da dança - roseli aparecida bregolato

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1754 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Analise do Texto Cultura Corporal da Dança

- Roseli Aparecida Bregolato



















GOIANIA SETEMBRO DE 2011
Dança Primitiva


A dança é tão antiga como a própria vida humana. Nasceu na expressão das emoções primitivas, nas manifestações, na comunhão mística do homem com a natureza.
A dança na vidado homem primitivo tinha muito significado, porque fazia parte de todos os acontecimentos de sua vida: nascimento, casamento, mortes, caça, guerras, iniciação à adolescência, fertilidade e acasalamento, doenças, cerimônias tribais, vitórias, paz, sementeira, colheita, festa do sol e da lua. Hoje, a prática dessas danças, são realizadas por tribos indígenas ou africanas.
 Os sons eramproduzidos estalando os dedos, batendo os pés  e as mãos, os movimentos eram acompanhados por tambores, cabaças e flautas de bambu.
A prática da dança primitiva na escola
 Os movimentos da dança primitiva não são difíceis, mas para realizar a dança os alunos devem ser preparados psicologicamente pois, por serem diferentes daqueles utilizados atualmente, podem achá-los estranhos.
 Adança primitiva é um tanto quanto dramatizada, porque expressa os sentimentos, o misticismo e o pensamento mágico, por isso, os alunos devem se desinibir e ‘’viver’’ na dança, aquilo que vai representar deixando a emoção aflorar.


A valorização do Índio


O aluno ao conhecer e praticar as danças indígenas, conhece os sentidos que justificam sua criação e os significados das suasexpressões. 
A sensibilidade do índio é tão aguda que ele sente e vê os mistérios como coisas sagradas. E surgem nas florestas, qual visões fantásticas, templos onde eles cultuam suas crenças. A freqüência desses templos é reservada aos pajés e é proibida a entrada de mulheres.
Entre os instrumentos musicais destacam-se, o bastão de ritmo, o boré, a inúbia, as guararás, urucás,boturís, hait-tea-taçu tsin-hali, cangoêra, curuqui e maracá.
A dança é uma das mais antigas formas de arte, retratada até mesmo em pinturas das cavernas pré-históricas. As pessoas dançavam para comemorar ou como ritual.Tudo começou com as primitivas sociedades tribais. Para aquela gente, a dança era uma atividade comum e todos dela participavam. As danças e ritmos eram puros e simples,mas fortes, assim como as emoções exprimidas. As danças primitivas eram dançadas principalmente, como ritual, e se constituíam em acontecimentos freqüentes. A sociedade tribal dançava para comemorar a colheita, para adorar os deuses, para pedir sol ou chuva, para aumentar a fertilidade ou apressar as curas, em resumo para expressar seus sentimentos e reações a cada setor da vida humana. Adança primitiva na escola, é uma forma de educar aos alunos com o cuidado que devemos ter com a natureza, uma forma de conscientizar aos alunos da suma importância do nosso meio ambiente,dos valores que vem desde de o passado.

Dança Folclórica

“Dançar é mergulhar em si. É celebrar a obra do Divino.”Milena Morozowicz,1996.




A dança folclórica representa uma das manifestações espontâneas da gente dos campos e das cidades. Ela não tem autor conhecido, é obra do povo que a cria. O folclore é o retrato da cultura de um povo. A dança popular e folclórica é uma forma de representar a cultura regional, pois retrata seus valores, crenças, trabalho e significados.Dança dos aldeões e dos camponeses

É uma dança folclórica festivas e lúdicas, e nelas colocava seus impulsos criativos. Com a autonomia de criar, a dança folclórica e popular permitiu a cada região exprimir seus valores através da dança, realizada para a principal diversão da classe trabalhadora.

Dança religiosa

A dança religiosa vem de longa data. A dança fez...
tracking img