Analise do processo administrativp

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1496 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 O Processo Administrativo .4.
2.1 O Planejamento Estratêgico 4.
2.2 Organização 5.
2.3 Direção 5.
2.4 Controle 6.

3, ESTUDO DE CASO.................................................................................................7
CONSIDERAÇOESFINAIS.........................................................................................8

REFERÊNCIAS 9



INTRODUÇÃO

Tem-se por objeto o estudo, no que se refere aos fundamentos da administração, observando suas aplicações e finalidades, o qual tem sido enaltecido como instrumento de debates em todos os seguimentos acadêmicos.
O objetivo geral é analise dos processos administrativos e seuselementos, a traves de uma analise criteriosa, no sentido de sintetizar e averiguar seu emprego efetivo.
Quanto aos objetivos específicos, busca-se apreender os diversos conceitos caracterizadores através de uma pesquisa analisando o planejamento, a Organização, a Direção e o Controle da Organização pesquisada, a sim como, os que estão relacionados com os fundamentos da Administração.Trata-se de uma pesquisa teórica em que o método dedutivo e os métodos de procedimento histórico, auxiliam na análise do objeto de estudo.
A partir da metodologia adotada, o trabalho é divido em tópicos que enfatizam aspectos importantes do estudo. Os tópicos, mencionam-se alguns conceitos e princípios aplicáveis aos elementos da administração, observa-se também ossub-tópicos que caracterizam os tópicos.






o processo administrativo

Administrar uma organização é sem dúvida, uma das atividades mais complexas da atualidade. Por constituírem uma das mais complexas invenções do homem, sua complexidade surge na medida em que são vistas de maneira global e abrangente. Evidentemente podemos concluir que, se trata de uma tarefa bastante cruciale que implica no desenvolvimento de habilidades e competências gerais e específicas. Talvez uma das maneiras mais práticas de se interpretar o que significa administrar uma empresa, seja através das atividades do processo administrativo. Obviamente, temos no processo administrativo, quatro fases bem distintas entre si. A primeira delas, o planejamento é na verdade, o alicerce do processoadministrativo. É ele que determina a existência das demais atividades do negócio. A inda temos, a Organização, a Direção e o Controle.

2.1 O Planejamento Estratégico

O planejamento nada mais é, do que unir um conjunto de decisões que o administrador toma para realizar o futuro de seu empreendimento. É uma atividade que envolve a identificação das oportunidades, ameaças, forças efraquezas que afetam o negócio.
Planejar é pensar antes, qual o melhor caminho para se chegar aos resultados desejados. O planejamento deve ser flexível, afim de superar os problemas que eventualmente surjam no caminho. Há uma forma melhor de se pensar no futuro. É preciso mudar o vocabulário que usamos para pensar e falar sobre como orientar nossos negócios. Planejar é a palavra apropriadapara se projetar um conjunto de ações para atingir um resultado claramente definido, quando se tem plena certeza da situação em que as ações acontecerão e controle quase absoluto dos fatores que asseguram o sucesso no alcance dos resultados. Para Bateman e Snell (1998), a administração estratégica é um processo envolvendo administradores de todos os níveis da organização, que formulam eimplementam objetivos estratégicos. Já o Planejamento Estratégico seria o processo de elaboração da estratégia, na qual se definiria a relação entre a organização e o ambiente interno e externo, bem como os objetivos organizacionais, com a definição de estratégias alternativas (MAXIMIANO, 2006).

2.2 Organização

Organização no negócio significa o ordenamento dos recursos e das...
tracking img