Analise do poema alma minha gentil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1688 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Biologia:
Osmose: As células da epiderme das pétalas, para além de possuírem um núcleo, citoplasma e parede, apresenta também um vacúolo desenvolvido, que contém pigmentos dissolvidos em água, que conferem cor às pétalas.
Quando a célula é colocada em água destilada, a água entre para o vacúolo, que aumenta de volume, comprimindo o citoplasma e o núcleo contra a parede celular – a célula ficouturgida, ficando com uma cor mais clara, porque os pigmentos estão menos concentrados.
Quando a célula é colocada numa solução concentrada de cloreto de sódio, dá-se o movimento de água do vacúolo para o exterior da célula, o que faz com que diminua o volume do vacúolo e fique com uma cor mais intensa e o citoplasma desprende-se parcialmente da parede celular – a célula está plasmolisada.Meio Hipotónico – meio com menor concentração de soluto. (Está inchado; Pouca cor)
Meio Hipertónico – meio com maior concentração de soluto. (Não está inchado; Muita cor)
Isotónicos – meio em que a concentração de soluto é igual nos dois sentidos. (Está normal)
O mecanismo da osmose também pode ser estudado com as hemácias. No entanto, as hemácias não possuem parede celular, pelo que quando sãocolocadas numa solução muito hipotónica , o fluxo contínuo de água para o interior da célula pode levar ao aumento do volume celular, para lá da capacidade elástica, acabando a célula por rebentar.
Difusão Simples: as moléculas movimentam-se do meio onde a sua concentração é mais elevada para o meio onde a sua concentração é mais baixa (a favor do gradiente de concentração). O número de moléculasque atravessa a membrana num sentido é idêntico ao que atravessa no sentido inverso, não ocorrendo nenhuma alteração nas concentrações em qualquer um dos lados da membrana. O processo de difusão simples é considerado um transporte passivo. A sua ocorrência não acarreta gasto de energia por parte da célula. Movimentação através da membrana depequenas moléculas apolares e de alguns iões.
Difusão Facilitada:deve-se à existência de proteínas transportadoras na membrana, que promovem a passagem destas moléculas. As proteínas são específicas para cada tipo de substância – permeases. Este mecanismo ocorre sem gasto de energia por parte da célula.
As três fases da difusão facilitada:
1º. Ligação da molécula a transportar à permease;
2º.Alteração conformacional da permease, que permite a passagem da molécula através da membrana e a sua separação da permease.
3º. Regresso da permease à sua forma inicial.
Transporte Ativo: a manutenção de um meio interno mais ou menos constante, independentemente das variações de concentrações do meio externo, implica gastos de energia por parte da célula. Esta energia é utilizada para o movimentode substâncias contra um gradiente de concentração, através de proteínas transportadoras.
No transporte ativo, as mudançasde forma na proteína trasnportadora ocorrem devido à energia resultante da hidrólise de ATP (Adeninda Trifosfato). Nesta situação as proteínas transportadoras comportam-se como enzimas, ATPases (produzido pela respiração celular).
Endocitose: transporte de macromoléculas,de partículas com maiores dimensões ou mesmo de pequenas células para o interior da célula por invaginação da membrana plasmática.
Existem vários tipos de endocitose: - fagocitose, pinocitose e endocitose mediada por recetor.
Fagocitose: a membrana plasmática engloba partículas de grandes dimensões ou mesmo células inteiras. A célula emite prolongamentos, os pseudópodes, que englobam apartícula, formando uma vesícula fagocítica que se destaca da membrana para o interior do citoplasma. A fagocitose constitui o processo digestivo de muitos organismos unicelulares.
A fagocitose ocorre principalmente em células fagocíticas especializadas e envolve a formação de vesículas de grandes dimensões, os fagossomas ou vesículas de fagocitose, que contêm microrganismos ou fragmentos celulares....
tracking img