Analise do livro a diaspora negra no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (855 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM HISTÓRIA DO MARANHÃO
DISCIPLINA: IDENTIDADES AFRICANAS NOS TEMPOS DO TRÁFICO TRANSATLÂNTICO - MARANHÃO, 1750-1850
PROFESSORA: PROF.Dro. NIELSON ROSA BEZERRA

ELAINE REGINA MENDES LISBÔA

DIÁSPORA NEGRA NO BRASIL

SÃO LUÍS-MA
2011
O livro “Diáspora Negra no Brasil” é organizado por Linda M. Heywood e compõem seis artigos quediscutem as questões africanas. Nessa perspectiva, a obra instiga a uma nova visão sobre a história da África, uma vez que trata da vinda dos africanos da África Central que cruzaram o Atlântico, talfato proporcionou a interação entre os africanos e os negociantes portugueses de escravos, gerando assim a ressignificação das instituições culturais, crenças e práticas africanas.
Dessa forma, aemigração da África Central fortaleceu-se em uma base comum o que explica as semelhanças culturais dos africanos nas comunidades da América. Em contra partida a outros grupos, como foi o caso dosafricanos ocidentais que se estabeleceram em grupos diferenciados.
Com isso, a autora tem a intenção de abordar o legado cultural do africano da África Central na América, resgatando as origens dosescravizados numa perspectiva de dimensionar o caráter, a natureza e dinâmica das relações entre sociedades africanas e culturas afro-americanas, dando assim maior visibilidade aos africanos.
Na referidaobra, a autora se preocupa em discutir uma lacuna da historiografia que analisa a diáspora africana na América: a demasiada ênfase na cultura dos africanos da região ocidental da África, como sefossem esses os verdadeiros repositórios da cultura africana na América. Para Heywood, o “conhecimento da história e do impacto cultural dos centro-africanos na diáspora está muito aquém do dedicado àÁfrica Ocidental” (HEYWOOD, 2008, p. 18). Portanto, é notória a importância dos centro-africanos na construção da América.
No primeiro artigo, intitulado “África Central durante a era do comércio de...
tracking img