Analise do livro a carne

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1132 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Biografia

Júlio César Ribeiro Vaughan, jornalista, filólogo e romancista, nasceu em Sabará, MG, em 16 de abril de 1845, e faleceu em Santos, SP, em 1890. Era filho da professora brasileira Maria Francisca Ribeiro com um norte-americano George Washington Vaughan. Estudou num colégio interno em Beapendi, Minas Gerais. Ao terminar os estudos, segue, aos 17 anos, para o Rio de Janeiro, a fim deingressar na Escola Militar. Três anos depois, abandona a idéia de seguir o militarismo. Vai para São Paulo, dedicando-se ao magistério, onde passa a lecionar Latim na Faculdade de Direito e Retórica no Instituto de Educação Secundária. Presenciou momentos importantes da História do Brasil, como a Proclamação da República e a Abolição da Escravatura. Tornou-se excelente jornalista e gramáticorespeitado. Publicou seus dois romances, Padre Belchior de Pontes (1876/7) e A carne (1888), inicialmente nos jornais em que trabalhava, como folhetim. Por causa deles, recebeu muitas críticas pelas idéias extremamente radicais e vanguardistas, contidas no desenrolar das tramas.

Resumo do enredo

* A Carne conta a historia de uma jovem chamada Lenita, que vivia com seu pai;
* Seu pai, Lopes Matosoacaba morrendo deixando a jovem fragilizada;
.* Lenita viajou para o interior de São Paulo, para a fazenda do Coronel Barbosa, um velho amigo de seu pai;
* Na fazenda Lenita começa a ter desejos sexuais ;
 * Após algum tempo na fazenda vivendo com o coronel e sua esposa, Lenita conhece Manuel Barbosa, o filho do coronel;
* Lenita e Manuel Barbosa criam um vínculo muito forte e começam a terrelações amorosas às escondidas;
* O desfecho acaba quando Lenita encontra cartas de amantes de Barbosa, já estando grávida;
* Lenita decide ir embora para Santos sem avisar Barbosa enviando uma carta explicando porque foi embora e que se casou com outro homem.
* Barbosa se suicida ao terminar de ler a carta;

Análise psicológica dos personagens

Lenita: Essa é a principal personagem dahistória, Lenita tinha um alto nível conhecimento, queria se casar mas não jovem, futuramente, com um homem medíocre, pois para ela, “bons homens não eram bons maridos”. A personagem esta em constante mudança de personalidade .

Manuel Barbosa: Filho do coronel, dono da fazenda em que Lenita estava.Chamado de Manduca pelo pai, Barbosa era um homem já com certa idade. Mesmo separado, ainda era casado,pois naquela época não era aceito o divórcio. Barbosa também era um homem bem consciente, bem instruído, mesmo assim questionador, principalmente de seus próprios sentimentos por Lenita, por quem se apaixona.

Coronel Barbosa:Pai de Manuel Barbosa. Um velho homem, dono de uma fazenda repleta de escravos, orgulhoso de seu filho, tratava muito bem Lenita, pois era muito amigo de seu pai.Joaquim Cambinda:É um personagem secundário da história. Era visto também como curandeiro. Foi responsável pela morte de vários outros escravos, propositalmente, justificados como meio de fazer mal ao coronel. Morreu queimado pelos outros escravos revoltados pelos seus atos.

Tempo
 
O tempo no livro é cronológico, pois especifica em alguns momentos as horas e os dias, também se é dia ou noite.“Ele de certo saiu depois do almoço, às 10 horas”.
 
“Às três horas ergueu
-
 
“No outro dia, às seis horas e dez minutos, precisamente, da tarde, deveria estar”.
 
 O tempo é muito determinante no desenrolar da história, por quase toda narrativa o autor descreve muito bem os fatos, assim como também o tempo sendo ele cronológico.

Espaço

As cenas descritas no livro acontecem
“em umafazenda remota do oeste da província de São Paulo”.

O autor encaixa perfeitamente o ambiente as cenas descritas,revelando assim sua importância, pois tais fatos como:

“Lenita hauriu a sorvos largos esse ambiente embriagador, deixou-se vencer dos amavios da floresta,”

Foco Narrativo

A história é narrada em 3º pessoa, o que caracteriza muito bem a descrição de fatos, de maneira que o...
tracking img