Analise do livro didatico: liberalismo classico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (604 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Análise do livro Didático: O Liberalismo Clássico


Ao refletirmos sobre o movimento liberal em seu inicio devemos levar em conta as conjunturas sociais políticas e econômicas dos séculos XVIIao XIX, do seu inicio á sua consolidação. Neste sentido queremos aqui estudar esse tema nessa perspectiva de processo histórico e da constituição das sociedades que se constituíram a partir destasconcepções. Nesse sentido nos propomos aqui a discutir os preceitos e fundamentos dessas concepções, para melhor compreensão e utilização dessas em sala de aula.
Objetivamos aqui discutir esse temacom base em alguns autores além de analisar o livro Didático: Saber e fazer História- História Geral e do Brasil de Gilberto Cotrim e Jaime Rodrigues, como este aborda o assunto aqui discutido.
Oliberalismo, o grande fato do século XIX, surgiu dois séculos antes em meio às revoluções e ao pensamento iluminista na Europa durante o século XVIII, na luta da burguesia em oposição ao Antigo Regime, aoEstado centralizado que concentra poderes, às corporações e grupos, aos dogmas da Igreja e às verdades consideradas absolutas.
È neste sentido que procuraremos aqui estudar o liberalismo, no seuinicio ainda envolto com as ideias iluministas e a Revolução Industrial dos séculos XVIII e XIX. Para Hunt & Sherman(1985, p. 12), “No final do século XVIII e no princípio do século XIX, ocorreramsimultaneamente a Revolução Industrial e o triunfo do liberalismo clássico, ideologia do capitalismo.”
No livro Saber e fazer História (2009) os autores Cotrim e Rodrigues abordam o liberalismo demodo idêntico a ideia defendida por Hunt & Sherman , pois, o apresenta no contexto da Revolução Industrial e da Independência dos Estados Unidos. Os autores definem o liberalismo econômico dandoênfase aos pensamentos de Adam Smith, Thomas Malthus e David Ricardo. Os autores quando abordam a Independência dos Estados Unidos, falam sobre a divisão dos poderes e a influência do iluminismo no...
tracking img