Analise do livro didático

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1036 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
A coleção do 6º ao 9º ano do Livro Didático escolhidos pelos os professores, de língua portuguesa, coordenadores e o diretor da Escola Municipal Josefa Silva Costa, localizada na cidade de Satuba no estado de Alagoas. Português Linguagens é um livro indicado no programa nacional do Livro Didático (PNLD) do Ministério da Educação, MEC. Os autores são professores. WillianRoberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães. Willian Roberto Cereja Professor graduado em Português e Linguística e licenciado em Português pela Universidade de São Paulo, Mestre em Teoria Literária pela Universidade de São Paulo, Doutor em Linguística Aplicada e Análise do Discurso na PUC-SP. Thereza Cochar Magalhães Professora graduada em Português e Francês e licenciada pela FFCL de Araraquara,SP, Mestre em Estudos Literários pela UNESP de Araraquara, SP, Professora da rede pública de ensino em Araraquara, SP.
O livro didático é um farto material linguístico para se refletir a linguagem. Cujo objetivo dessa pesquisa foi focalizar os conteúdos básicos - leitura, produção de texto, linguagem oral, reflexão sobre a língua e a linguagem – que integram as propostas de ensino de LínguaPortuguesa relacionando com PCN. Assim sendo, foi uma excelente escolha para os alunos desta Instituição, principalmente o 7º ano que foi o livro analisado nesta pesquisa, os mesmo foram aceitos e trabalhado pelos professores respeitando o eixo temático do livro em estudo.
Na análise realizada a partir do roteiro, nas primeiras páginas verificamos que os quatro volumem tem primeiramente aapresentação de uma série de exercícios que são relacionados ao que cada um deles oferece. A escolha dos termos que compõem aponta teoricamente para uma boa escolha.
Os PCNs propõem que os livros didáticos trabalhem os gêneros textuais, o livro em estudo aborda uma grande variedade de gêneros. É proposto pelo PCNs que os livros didáticos trabalhem as questões USO REFLEXÃO, uso da língua, neste aspectoacreditamos que os autores do livro deixaram um pouco a desejar, tendo em vista os modelos de exercícios que traz o livro no item destinado ao ensino da gramática normativa, são exercícios que concebem a língua como um conjunto de estrutura fixa. Contudo, sabemos que o sistema lingüístico está sujeito a variações.
A seção de produção de texto organiza-se em duas partes. A primeira desenvolve o conteúdodo ponto de vista teórico; partindo-se de observação de um texto representativo de determinado gênero, consideram-se suas especificidades quanto ao tema, ao modo composicional (estrutura) e ao estilo. A segunda parte está voltada a produção do aluno, desenvolvida de acordo com as propostas que permitem a aplicação dos aspectos teóricos apresentados.
Para a produção do texto propriamente dito, olivro apresenta ao aluno um plano de elaboração.
Na avaliação o livro apenas solicita atenção do aluno para o texto escrito quanto às suas especificidades linguístico – textuais, ausentando –se esse tipo de solicitação na discussão oral ou gênero primário e a escrita um gênero secundário. Essa postura, de pedir que o aluno discuta com os colegas para depois escrever, vai se repetir ao longo dotérmino do livro.
No capítulo 2 da unidade II, o livro apresenta texto argumentativo: verdade e opiniões. A intenção é começar a mostrar ao aluno a importância dos argumentos que podem expressar uma verdade e uma opinião.
Na proposta de produção, pede-se que o aluno escreva um texto de opinião. Para isso, o livro solicita que os alunos conversem entre si a respeito do texto e discutam algumasquestões.
No capítulo 3, mais uma vez propõe-se o trabalho com texto de opinião. Como o tema da unidade aborda questões a respeito do preconceito, de diferença racial, etc.. Desta vez o livro não traz questões de interpretação.
A diversidade de textos é um dos principais estruturas de leitura. Nos quatro9 volumes há um material textual variados. São apresentados textos literários, jornalísticos...
tracking img