Analise do filme o exorcismo de emily rose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (368 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
“O Exorcismo de Emily Rose”

Este filme é baseado em fatos reais e conta a historia de uma moça muito religiosa, que de repente começa a ter comportamentos estranhos e começa a ser assombrada porvozes e aparições de entidades religiosas. A discussão central do filme fica entre a religião e a psiquiatria, pois os médicos a diagnosticam com transtornos psicóticos e receitam drogas paracontrolar suas crises, já a igreja e a própria Emily e sua família consideram que todos os acontecimentos com ela estão ligados a possessões demoníacas e que os remédios receitados estão prejudicando assessões de exorcismo.
No filme a família e Emily optam por pararem o tratamento e ficarem só com as sessões de exorcismo, e o desfecho que se dá é que Emily acaba morrendo. Logo então o Estado processa aigreja por negligenciar o tratamento de uma psicose em favor de uma opinião que não é pautada na ciência, o Estado então acusa o padre de homicídio culposo, no fim do filme o padre acaba sendoabsolvido e somente mudando de paróquia.
Ao relacionarmos o filme com a matéria de psicopatologia, podemos entender que de acordo com a matéria de psicopatologia todos os sintomas de Emily realmenteapontavam para uma crise psicótica, pois estas segundo o livro Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais, 2ª edição, de Paulo Dalgalarrondo, se caracterizam por alucinações (percepção de algo quenão esta de fato presente e/ou acontecendo), delírio, pensamento desorganizado e comportamento claramente bizarro, ou seja o filme contribui na ilustração clara de um surto psicótico, porem leva areflexão para nos futuros profissionais de onde estão nossos limites de atuação até onde a ciência tem domínio sobre a vontade do paciente e sua família,e até onde a ciência explica completamente todos osfatos que contemplaremos em nossa pratica.
Esse filme acrescenta uma reflexão e uma maior humildade e respeito de nós profissionais que acreditamos na ciência como verdade e de outras verdades que...
tracking img