Analise do filme up in the air

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1509 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
É no contexto capitalista e em um momento de crise, envolto em um clima de demissões e desemprego, que se desenvolve o filme Amor sem Escalas. Este retrata os dias de hoje, um período onde o advento da tecnologia perpassa várias esferas da vida de uma pessoa e vem sendo usada cada vez mais no mundo do trabalho com objetivos variados.
Segundo Boltansky, a grande empresaintegrada apresenta um conjunto muito amplo de funções e, por isso, ela não pode melhorar o desempenho em todos os setores ao mesmo tempo. Portanto, só deve conservar em seu interior as funções nas quais possua vantagem competitiva – sua atividade estratégica – e subcontratar para as outras funções. No filme o personagem principal Ryan Bingham (George Clooney), realiza justamente um exemplodessas funções terceirizadas. Ele tem o objetivo de demitir os funcionários das empresas que o contratam com a justificativa de que os funcionários dispensados não correspondem mais ao perfil da empresa.
Ryan Bingham exerce o papel de um profissional que, presta serviços para uma empresa especializada em efetuar demissões de empregados. Sua tarefa como consultor visa cortar gastos para a empresa.Trata-se de um processo de reengenharia. E para realizar seu trabalho, ele precisa viajar por todo o país, vendo assim, a chance de acumular um milhão de milhas, devido as suas viagens. Ele não tem uma residência fixa, leva uma vida vazia e sem comprometimentos, ou seja, ele tem uma existência sem raízes.
Seu trabalho visa supostamente demonstrar para as pessoas afastadas que a perda doemprego pode ser uma grande oportunidade para a realização de um sonho, para o crescimento pessoal. Entretanto, tem como verdadeiro objetivo uma tentativa de minimizar processos indenizatórios contra as empresas nas quais os respectivos trabalhadores depositaram sua força de trabalho. Isso retrata o atual estágio capitalista, cenário em que se desenvolve o filme.
O atual cenáriofinanceiro realmente deixa o filme bastante atualizado, mas ela é apenas pano de fundo para algo completamente atemporal: o comportamento humano. Depois de anos fazendo este trabalho, Bingham desenvolveu técnicas eficientes. Em sua mente já há um roteiro do que fazer em cada situação com respostas prontas e bem ensaiadas. Tudo para tornar o processo o mais humano possível, mostrando ao recém-desempregadoque ele pode aproveitar aquele momento triste e tirar proveito para mudar sua vida e recomeçar.
Viajando de um lado para outro dos Estados Unidos, revezando check-ins de aeroportos e hotéis, Bingham tornou-se metódico e impessoal. Seu único hobby é acumular milhas. Aliás, mais do que um hobby, é uma obsessão. Ele não gasta dinheiro a não ser que vire milhagem. Suas experiências na estradaserviram também de inspiração para uma palestra motivacional para outros executivos. Nela, Bingham prega que se deve viver apenas com aquilo que não é um peso em seus ombros, deixando de lado até mesmo família, amigos e casa.
Porém, duas mulheres entram em sua vida. A primeira é Alex, uma versão de saias do próprio Bingham, que passa mais tempo viajando do que na sua casa, em Chicago. Igualmente semcomprometimentos, os dois abrem seus notebooks e começam a agendar encontros entre voos e trocar mensagens pelos seus Blackberries. A outra é Natalie Keener, uma jovem recém-formada na faculdade que chega para implementar um sistema que possibilita demitir as pessoas usando videoconferência, um toque ainda mais impessoal ao processo.
A princípio, Bingham não concorda com tal implemento, alegandoque este novo sistema deixará ainda mais cruel o trabalho que realiza. Decide, então, mostrar a Natalie que existe uma razão para ele realizar o trabalho do modo que realiza – pessoalmente. Assim, ele deixa clara a importância de saber e “sentir na pele” como é demitir uma pessoa e toda a metodologia e consequências por trás disso. Hoje, o fato de saber fazer, segundo Gorz, se tornou muito mais...
tracking img