Analise do filme tempos modernos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (314 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O filme “Tempos Modernos” que se passa no início do século XX, época da revolução industrial, fala sobre a historia de operário de uma grande fabrica e que exerce o trabalho repetitivo deapertar parafusos.
Na primeira cena do filme observa-se uma linha de montagem onde cada operário realiza uma única tarefa repetidamente. Logo após acontece o invento da maquina que possibilitava otrabalhador executar sua função, a qual não exigia esforço mental, e comer ao mesmo tempo. Isso mostrou que o objetivo da teoria científica de Taylor era aumentar a produtividade das organizaçõescom ênfase apenas em realizar tarefas de forma rápida e eficiente, sem preocupação com as limitações físicas e psicológicas do operário, com isso o protagonista do filme adquiriu uma doença efoi afastado do cargo.
Depois de sua recuperação, o trabalhador volta ao mercado de trabalho, mas não pôde exercer seu antigo cargo, pois, nesse momento a cidade se encontrava em uma crise e asfábricas estavam fechadas. Então o trabalhador procurou se empregar em outro ramo de atividade, mas se viu completamente despreparado pois como na indústria as atividades eram especializadas,ele foi treinado para exercer apenas sua função e não possuía outras qualificações.
Segundo Taylor, o trabalhador é incapaz de analisar o trabalho e estabelecer o melhor jeito de realiza-lo.Como observa-se no seu primeiro novo emprego, o ex-operário se deparou com o desafio de encontrar um pedaço de madeira em formato padrão. Parecia ser fácil quanto apertar parafusos, mas como decostume realizou apenas de acordo com a ordem recebida sem utilizar raciocínio, o que trouxe consequências desastrosas.
O filme Tempos Modernos critica a administração Científica do ponto de vistahumanista, pelo fato de ela levar pouco em conta as relações humanas ao estabelecer um padrão de trabalho nas linhas de produção, encarando os empregados como peças e a organização como...
tracking img