Analise do filme quando nietzsche chorou

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (339 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O filme começa com o pedido de ajuda ao médico Joseph Breuer(professor e mentor de Freud) de uma amiga de Nietzsche Lou Salomé,mulher na qual Nietzsche se apaixonou,porém ela apenas se apaixonou porseu intelecto como filósofo.Ela procura o doutor alegando que Nietzsche possuia fortes dores de cabeça que o atormentava,propondo assim que,o doutor o cure através da técnica terapêutica dafala,porém,com a condição de que o filósofo não soubesse desse pedido feito por ela e não achasse que o médico sabia de suas tormentas e impulsos suicidas.
Lou Salomé entrega a Josef alguns livros de Nitzschepara que este tentasse entender a mente dele e o tratasse.
Os dois em sua consulta um tanto perturbadora, acabam descobrindo que um precisará da ajuda do outro, estabelecendo um prazo de 30 dias detratamentos.
Joseph o trataria das dores de cabeça, ou seja cuidaria de seu corpo, enquanto Nietzsche cuidaria de sua mente, que se encontrava perturbada com uma obsessão por uma jovemBertha,paciente pela qual se apaixonou,provocando atrito e distanciamento de sua esposa.
O tratamento vira uma verdadeira terapia, onde os dois terão que mergulhar em si próprios, tentando se auto-conhecer.Eles então,descobrem o poder da amizade e do amor.A cada encontro entre o médico e o filósofo havia algo de novo, de surpreende, Nietzsche dizia que não escolher meta, é viver de acidente, logo não termetas na vida é deixar que a vida seja um acidente.
Durante esse tratamento Joseph sempre tem como colega o Sigmund Freud, e o hipnotiza para ajuda-lo.
O filme basicamente é isso, vem mostrar que apsicanálise não foi elaborada somente na época de Freud, este teve mérito sim, além de dar nomes as várias fases da vida, das situações e circunstancia. É possível observar traços psicanalíticos nafilosofia de Nietzsche, muito bem apresentada pelo filme, mesmo não tendo o filósofo essa pretensão, pois ele utilizava recursos hoje chamados psicanalíticos para se suportar, para agüentar seus...
tracking img