Analise do filme: melhor impossível

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1695 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ANALISE DO FILME: Melhor é Impossível
Acadêmica: Maria José dos Reis Gonçalves
TOC – Transtorno Obsessivo Compulsivo é um transtorno mental muito comum atualmente, e atinge uma camada de 2,5% da população brasileira, conforme o ultimo levantamento do Ministério da Saúde em 2009. Quando a pessoa começa os sintomas do TOC, ela aprisiona-se a um comportamento que se repete continuamentetornando-se desagradável, irritante, sem nenhum nexo e muito difícil de ser evitado. O DSM.IV - Manual de Diagnóstico e Estatística das Perturbações Mentais, caracteriza o TOC como obsessões ou compulsões recorrentes, conforme descrição a baixo:
F42.8 - 300.3 - TRANSTORNO OBSESSIVO-COMPULSIVO - DSM.IV Características Diagnósticas - As características essenciais do Transtorno Obsessivo-Compulsivosão obsessões ou compulsões recorrentes (Critério A) suficientemente severas para consumirem tempo (isto é, consomem mais de uma hora por dia) ou causar sofrimento acentuado ou prejuízo significativo (Critério C). Em algum ponto durante o curso do transtorno, o indivíduo reconheceu que as obsessões ou compulsões são excessivas ou irracionais (Critério B). Em presença de outro transtorno do EixoI, o conteúdo das obsessões ou compulsões não se restringe a ele (Critério D). A perturbação não se deve aos efeitos fisiológicos diretos de uma substância (por ex., droga de abuso, medicamento) ou de uma condição médica geral (Critério E). As obsessões são idéias, pensamentos, impulsos ou imagens persistentes, que são vivenciados como intrusivos e inadequados e causam acentuada ansiedade ousofrimento. A qualidade intrusiva e inadequada das obsessões é chamada de "ego-distônica". O termo refere-se ao sentimento do indivíduo de que o conteúdo da obsessão é estranho, não está dentro de seu próprio controle nem é a espécie de pensamento que ele esperaria ter. Entretanto, ele é capaz de reconhecer que as obsessões são produto de sua própria mente e não impostas a partir do exterior (como nainserção de pensamento).
Podemos definir comportamento “como um conjunto de reações e procedimentos do individuo ao ambiente que o cerca em determinadas circunstâncias” (Felipe, 2011). É a nossa convivência em sociedade que nos faz aprender um extenso repertório de comportamento que é determinado pelo nosso meio sócio-cultural. A nossa maneira de se comportar em um determinado ambientecultural é fruto de um aprendizado através da conseqüência direta do comportamento, mas também pode ser aprendido através de regras. Skinner (1969) descreveu as diferenças entre Comportamento Governado por Regras e o (CGR) Comportamento Modelado pelas Contingências (CMC). “Os estímulos discriminativos verbais são governados por regras. Já o Comportamento Modelado por Contingências é o comportamentomantido pela contingência entre a resposta e a conseqüência”.
O filme mostra um comportamento obsessivo, onde o personagem principal possui regras bastante rígidas, com horários determinados e a serem cumpridos. Melvin Udal, personagem vivido pelo ator Jack Nicholson, é escritor famoso, mal humorado, que possui uma “língua afiada”, e fala o que lhe vem à cabeça contra qualquer pessoa,sem se preocupar se está agredindo, ferindo, aviltando e que passa a vida, dissimulando o que se passa de errado com ele. Vive de rituais. Ações que no cotidiano costumamos chamar de manias. É uma pessoa perfeccionista e muito organizada, além de extremamente exigente, o que não caracterizaria uma neurose obsessiva, se os seus rituais não fossem tão repetitivos como:
Trancar a porta quatro vezestodas às vezes que saí e entra em casa; apagar a luz e acender a luz da casa quatro vezes; para levantar da cama e calçar os chinelos tinha um ritual; não conseguia pisar nas linhas das calçadas ou pisos; utiliza como mecanismo de defesa a racionalização (tem sempre uma explicação para tudo), usa de aversivo para fugir do amor e tem muita dificuldade em expressar os seus sentimentos, o que o faz...
tracking img