Analise do filme mar a dentro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (727 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Análise do filme “MAR A DENTRO”

Ramón Sampedro (Javier Bardem), um ex-marinheiro tetraplégico para quem o sentido da vida se perdeu há 26 anos e que, agora, luta na justiça para legalizar aeutanásia e finalmente poder "morrer com dignidade".
Ramón era um mecânico de barcos que aos 20 anos já dava a volta ao mundo e aos 26, num mergulho em águas rasas, instalou-se para sempre numacama, entre as quatro paredes torturantes de seu quarto. Desde então a vida para ele é uma "humilhante escravidão" e sua única fuga são os sonhos e a vidraça que separa o seu mundo, do alheio. Esse é umdrama em que morte e vida digladiam-se o tempo todo e, para nós, que queremos tanto viver, o espírito suicida de Ramón parece incompreensível, até percebermos que a liberdade era o sentido de sua vidae, perdendo-a, o que resta não é mais vida, mas sim, sua migalha.
O passado livre e vívido, vem e vai, invadindo a sua memória e depois ficando para trás, em preto e branco nas fotografias.Nessas quase três décadas de clausura, houve tempo suficiente para pensar em tudo e decidir-se pela morte, o que lhe gera problemas com a igreja, a sociedade e até mesmo os seus familiares. O filmetorna-nos partidários dessa ideia, quase cúmplices do personagem.
Porém, a grande contradição é que o nosso suicida seja um homem tão vital, tão lúcido, tão inteligente e sedutor, que recorresempre ao humor (geralmente negro) e faz o mundo ao redor girar e a vida de todos fazer sentido. Julia, a advogada, que se incorporou profissionalmente a ele, derivado também à sua doençadegenerativa para conseguir na justiça o seu direito a morrer, e termina apaixonando-se, não encontra a coragem necessária e refugia-se nos braços do marido. Ela pergunta: "Por que você sorri tanto?". A respostaé desconcertante: "Aprendi a chorar com sorrisos".
Rosa, a locutora de rádio, que se aproximou para fazê-lo desistir de morrer, apaixona-se e confere a prova de amor requerida ao...
tracking img