Analise do filme: 12 homens e um segredo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1026 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE











DINAMICAS GRUPAIS



FILME: DOZE HOMENS E UMA SENTENÇA

Autor: Schultz
















São Paulo

2011




FILME: DOZE HOMENS E UMA SENTENÇA


Doze Homens e uma Sentença é  um filme que gira em torno do comportamento de grupo, através do enfoque  do procedimento dos  12 jurados com suas diferenças culturais, pessoais e deformação, expressas em seus valores, preconceitos e falsas certezas .

Cada um dos jurados tem origem, condição social e idade diferente  e, como não podia deixar de ser,  diversos  tipos de personalidade:  entre os doze, há o  tímido, o intelectual, o idoso, o de origem humilde, o imigrante, enfim ,  cada um é um ser único e está  ali para decidir sobre o destino de outro ser humano.  O filme mostraos  fatores envolvidos no processo grupal. Em um momento decisório, evidenciando como as pessoas trazem para o grupo e para a tomada de decisão seus padrões, condicionamentos e história de vida ; evidencia as diferenças individuais que levam as pessoas a análise de um mesmo fato, visualizarem ângulos e verdades diferentes; e analisa a capacidade e características no processo da negociação. 



Aanálise desse filme possibilita discutir os processos e barreiras comunicacionais que podem ocorrer em uma atividade grupal, expressando os conflitos existentes, bem como as possibilidades de abertura e ressignificação dos fatos e da própria realidade, por meio de recursos comunicacionais. O filme é analisado, sob a ótica da teoria da comunicação, fazendo-se um paralelo com o processo de mediação.Segundo Shutz todo grupo passa por fases ou etapas em sua vida. Estas fases podem reperti-se várias vezes durante a vida de um grupo, independente da sua duração.

A primeira fase é a inclusão, exemplificada no começo do filme, quando os jurados entram na sala e cada indivíduo procura o seu lugar, buscando a estruturação do grupo. Existem pessoas que se apresentam introvertidas ereservadas, por outro lado existem pessoas que se mostram extrovertidas e muito sociáveis. Exemplo Jurado nº 7 – que fala sobre o Beisebol e já entra oferecendo chicletes, demonstra ser extrovertido. Jurado nº 5 – que morou em um cortiço, demostrou introverção, depois nem queria falar sobre o caso. Jurado nº 8 – o arquiteto que conduziu a situação até o final, conseguiu demosntrar equilibrio na fase deinclusão, não sendo totalmente calado, nem falando demais.





A segunda fase é o controle, na qual se faz referência ao poder, influência, autoridade. Nesta fase cada um definirá para si mesmo suas próprias responsabilidades e as de cada membro do grupo. Existem pessoas que abdicam do seu poder para não assumir responsabilidade, com receio de expor suas idéias. Exemplos Jurado nº 2 –que estava participando pela primeira vez, na fase do controle, demostrou ser abdicrata na segunda votação, pois mudou seu voto para inocente, mas não queria expor seus argumentos, “fugindo” da responsabilidade. Jurado nº 12 – o rapaz novo que trabalhava com propaganda, preferiu abdicar de seu poder e responsabilidade, evitando tomar decisões que pudessem influenciar outros. Demonstrando serabdicrata, sentindo-se mais a vontade quando as situações não lhe exigiam iniciativa nem responsabilidade. Porém existem também pessoas que querem impor suas idéias e querem obrigar os outros a aceitá-las. Receiam não influir sobre os outros, de vir a ser dominado por eles Exemplo Jurado nº 3 – que estava com problemas com o filho, foi o último a mudar de idéia e até o fim tentou obrigar as pessoas amanterem seu voto de acusação. Jurado nº 10 – que era dono de oficinas, queria julgar rápido o rapaz para cuidar dos seus negócios, era preconceituoso com as pessoas que viviam em cortiços ou na pobreza, e tentou impor sua opinião ridicularizanod quem mudava de idéia.Mas, também existem as pessoas de perfil democrático, que se sentem à vontade em qualquer situação, expondo suas idéias e ouvindo...
tracking img