Analise do filme ''Sociedade dos Poetas Mortos'' e ''Entfre os muros da Escola''

914 palavras 4 páginas
Trabalho de Filosofia – Análise do filme “A Sociedade dos Poetas Mortos”
O filme “A Sociedade dos Poetas Mortos” se passa em uma escola tradicional dos Estados Unidos, onde os alunos são obrigados a cumprir as regras e normas propostas pelos diretores da escola que são fundamentadas a partir de quatro pilares ‘Tradição, Honra, Disciplina e Excelência’. Estas regras são em maioria muito rígidas e obriga os alunos a se comportar como se estivessem vivendo uma pseudo liberdade.
O tradicional professor de inglês deixa a escola e é contratado em seu lugar o nada ortodoxo professor, John Keating. Este novo professor se difere dos demais no que se refere aos métodos de ensino utilizados,tanto é que no final acaba por ser demitido.
A trama principal está no ponto em que o professor Keating oferece aos alunos uma nova forma de ensino nada ortodoxa, a qual é muito mais liberal e com isso se difere do tradicionalismo que a escola impõe aos alunos e aos professores.
O novo professor ensina aos alunos o conceito do carpe diem, que significa aproveite o momento. Essa expressão tem grande notoriedade pela maioria dos alunos, pois a maioria deles considerava a vida que estavam levando muito diferente daquela a qual gostariam de viver para que, de fato pudessem aproveitar os momentos da vida. Estes alunos acreditavam que seguindo o raciocínio carpe diem evitariam o tempo gasto com atividades inúteis como, segundo eles, o estudo e passariam a agir conforme sua própria vontade, adquirindo plena liberdade de suas próprias vidas.
Os alunos logo aderem a esta e outras linhas de raciocínio ensinadas pelo professor. No entanto o diretor da escola percebe que os alunos não estão seguindo a linha de pensamento ortodoxo da escola por conta da influência do novo professor de inglês e por isso conversa com Keating, com o intuito de mudar seusmétodos de ensino.
Apesar da conversa com o diretor, Keating continua a ensinar de forma inovadora se comparado à forma exigida pela escola. Os

Relacionados