Analise do discurso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2974 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Seg, 12 de Julho de 2010 18:53
LEITURA: CONTRIBUIÇÃO DA ANÁLISE DE DISCURSO (AD) AO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA MATERNA



RESUMO: Este artigo tem como ponto de reflexão a contribuição teórica da Análise de Discurso de linha francesa para a proposta didática de leitura de textos verbais e não-verbais. Nossos objetivos são analisar alguns textos trabalhados durante omini-curso do GELCO/2008-UFMT e refletir sobre a motivação dos participantes. Compreendemos que a noção de memória discursiva, prática intersemiótica e interdiscursividade favorecem a interpretação dos textos propostos para leitura. Nesse sentido, nossa análise tem como fundamentos as contribuições teóricas de Mangueneau (2008), Possenti (2008), Orlandi (1998), entre outros.
PALAVRAS-CHAVE: propaganda,leitura, discurso.

ABSTRACT: This article is a reflection on the theoretical contribution from the French stream of Discourse Analysis to the reading of both verbal and non-verbal aspects of a text, as a helpful teaching tool. The aim of the present work is to analyze some texts worked in a mini-course offered in the GELCO/2008, of UFMT as well as to reflect on the participants' motivationduring the mini-course. The main achievement of this experiment is that we could confirm that the application of the concepts of discursive memory, intersemiotic practice and interdiscourse favored the interpretation of the selected texts. The proposed analysis is sustained by the theoretical contributions of Mangueneau(2008), Possenti (2008), Orlandi (1998), among others.
KEY-WORDS: advertising,reading, discourse.

1. Introdução
No contexto contemporâneo, muitos lingüistas têm discutido as dificuldades de leitura e interpretação de textos verbais e não-verbais no contexto escolar. Dificuldades que também são confirmadas nos resultados de concursos, vestibulares e avaliações de Língua Materna em programas governamentais como ENEM e SAEB. Por isso, nossa preocupação em ofertarum mini-curso no IV Encontro Nacional do Grupo de Estudos de Linguagem do Centro-Oeste - GELCO/2008-UFMT para relacionar teoria e prática na perspectiva da Análise de Discurso de Linha francesa – AD, conforme evidenciam Mangueneau (2008), Possenti (2008), Orlandi (1998), entre outros. Assim, nossos objetivos são analisar alguns textos trabalhados no mini-curso e refletir sobre a motivação dosparticipantes quanto à temática abordada.

2. Contextualização Teórica

A Análise de Discurso ─ AD de linha francesa tem dado sua contribuição para o campo das ciências humanas, aí incluída, evidentemente a lingüística que tem como trabalho a compreensão do funcionamento da linguagem nos diferentes contextos sócio-históricos. Teoria essa que favorece a leitura e a interpretação dos textosverbais e não-verbais. Em nossa análise, faremos considerações às noções de interdiscursividade, memória discursiva e prática intersemiótica.
Para Maingueneau (1989) é possível, através do interdiscurso, identificar a relação de um discurso com outros discursos, ou seja, a relação inextricável entre o Mesmo do discurso e seu Outro. Assim, o discurso é aberto para a interação entre diferentesdiscursos, o que implica o reconhecimento do outro discurso pela análise, ou pela retomada da memória discursiva presente na interdiscursividade.
Possenti (2005, p. 381), com base em Pêcheux (1975), esclarece ser o interdiscurso um todo complexo que tem relação dominante com as formações discursivas por submeter-se “a lei de desigualdade-contradição-subordinação que [...] caracteriza o complexo dasformações ideológicas”. Desse modo, o interdiscurso é a retomada de um discurso sobre outros discursos, não de forma repetitiva, mas da articulação do enunciador de um discurso presente na memória discursiva com a finalidade de atender aos seus propósitos, porém isso ocorre, muitas vezes, de forma inconsciente.
A noção de memória discursiva possibilita que os enunciados façam sentido, daí o...
tracking img