Analise do discurso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (612 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUI
CURSO: LICENCIATURA PLENA EM LETRAS/ PORTUGUES
DISCIPLINA: ORALIDADE, ESCRITA E ENSINO.
PROFESSOR: VICENTE LIMA NETO
ACADEMICA: WEYLA MARLA DA SILVA MOURAFichamento do 1º capitulo do livro Oralidade e escrita: perspectiva para o ensino de língua materna/ Leonor Lopes Fávero, Maria Lúcia da Cunha V. de Oliveira Andrade, Zilda Gaspar Oliveira de Aquino.Cortez, 2009

Este capitulo começa com a apresentação das principais questões de oralidade e escrita, especificamente a organização da fala e da escrita, e os fatores que constituem a atividadeconversacional. A língua falada foi considerada durante muito tempo, até meados da década de 1960, como um lugar de desordem, por esta conter um volume considerável de elementos pragmáticos. No entanto com osurgimento dos estudos do texto, o enfoque desvia-se para o processo ao invés de fixar-se apenas no produto. Para os estudos da língua falada, torna-se fundamental analisar como se instaura aconversação, atividade esta na qual interagem interlocutores sobre temas do próprio cotidiano.
Iniciando o ponto um, o autor argumenta baseado em Schegloff (1981: 73) que caracteriza conversação apontandotrês elementos fundamentais: a realização que diz respeito à produção, interação e organização ou ordem. Sendo que é só por meio da interação que criamos a geração de sentido, constituindo um fluxo deprodução textual ordenado. E continua a citar outra autora Ventola (1979), sobre a estrutura de conversação, propõe um modelo de organização conversacional a partir de conversações espontâneas,valorizando cinco variáveis: tópico, situação, papeis do participante, modo e meio do discurso. Este modelo apresentado pela autora justifica o fato de não se trabalhar apenas com os elementos linguísticos queapresentam o texto falado, por exemplo, os aspectos conversacionais podem determinar a estruturada conversação.
O autor baseado em Dittmann (1979), para entender e analisar o texto falado...
tracking img