Analise do discurso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1720 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES
DEPARTAMENTO DE LETRAS


















“REPRESENTAÇÃO DO SUJEITO”
EM CHARGES DO PRESIDENTE LULA
























LARANJEIRAS DO SUL
2008
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES
DEPARTAMENTO DE LETRAS“REPRESENTAÇÃO DO SUJEITO”
EM CHARGES DO PRESIDENTE LULA









Projeto de pesquisa de trabalho de conclusão de curso (TCC), apresentado à professora Célia Bassuma Fernandes, pela acadêmica Adriana Conceição Schimboski, do 4ºAno do Curso Letras Literatura, da Universidade Estadual do Centro Oeste, Campus AvançadoLaranjeiras do Sul, UNICENTRO.







LARANJEIRAS DO SUL
2008
1. INTRODUÇÃO

Dentre tantas formas de expressão, a charge se destaca pelo seu caráter imagístico, ressaltando com humor, certa realidade na maioria das vezes da esfera política.
Segundo Rabaça e Barbosa (1978, p. 89), “a charge é uma forma de arte que se expressa através do desenho, da pintura, da escultura, etc, e cujafinalidade é o humor”. Afirmam ainda, que o objetivo da charge é “a crítica humorística de um fato ou acontecimento em geral de natureza política”.
A partir dos conceitos da análise do discurso de vertente francesa, buscar-se-á identificar nesse tipo de texto, a representação do sujeito Luis Inácio Lula da Silva, enquanto presidente e então responsável pela ordem no país.
Para tanto, foramselecionadas charges publicadas nas revistas Isto É, nas edições de números, 1969 de 27 de julho de 2007, de 1970 de 1º de agosto de 2007, de 1971 de 15 de agosto de 2007 e a de 1972 de 23 de agosto de 2007, as quais retratam o conturbado momento pelo qual passava a aviação brasileira, o que resultou no chamado “apagão aéreo”.
Deve-se ressaltar, que este momento foi assim designado devido àqueda do vôo 3054 da TAM, o qual vitimou mais de 200 pessoas, e aconteceu na época em que o Brasil estava em meio à greve dos controladores de vôo.




2. OBJETIVOS:

2.1. OBJETIVO GERAL

Tendo como base os pressupostos teóricos da Análise do Discurso de linha francesa, far-se-á uma análise buscando verificar como o sujeito Luis Inácio Lula da Silva, enquanto presidente do Brasil, logoresponsável pela ordem no país, é representado em charges retiradas da revista Isto É, edições 1969, 1970, 1971 e 1972, de 27 de julho de 2007 a 23 de agosto de 2007, que retratam o caos aéreo ocorrido no país.


2.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Verificar como o sujeito de uma formação discursiva é representado nas charges;
- Observar os processos de identificação/desidentificação do sujeito com aformação discursiva na qual se insere;


3. PRESSUPOSTOS TEÓRICOS

De acordo com Fernandes (2007, P.69), a “Análise do Discurso é uma disciplina de caráter transdisciplinar” devido à inter-relação, de algumas áreas, ou seja, do entrecruzamento de diferentes campos do saber: o materialismo histórico permite observar como se dá o encontro entre o ideológico e o lingüístico, isto é, porqueaparece um enunciado e não outro em dado momento e lugar. A Lingüística trata dos elementos lingüísticos e dos processos de enunciação, que possibilitam a materialização do discurso. Finalmente, a Teoria do Discurso, se refere à produção dos sentidos decorrentes dos fenômenos históricos.
Segundo ele, é uma disciplina que tem por objeto de estudo o discurso, que não deve ser confundido com alíngua, com o texto, ou com a fala, mas que pode ser definido como aquilo que “necessita de elementos lingüísticos para ter uma existência material”. (Fernandes, 2007, p. 18)
Por sua vez, Orlandi (1999, p. 15) explica que, etimologicamente, a própria palavra produz a idéia de curso, de percurso, de movimento. Segundo ela, “O discurso é assim a palavra em movimento, prática de linguagem”....
tracking img