Analise do discurso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (751 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A ANÁLISE DO DISCURSO

A análise do discurso surge no campo da linguística nas décadas de 50-70, impulsionada fundamentalmente, por uma questão de ordem social e outra de origem epistemológica. Acorrente mais difundida da análise do discurso surge na França, conhecida como “escola francesa de análise do discurso” propõe-se analisar o movimento histórico marcante das revoluções estudantis de1968 no país, dando maior compreensão ao discurso que estava sendo difundido a respeito desse movimento social, mas ao mesmo tempo, pretendia solucionar um impasse epistemológico das concepçõescartesianas da linguagem, que compreendendo-a como fenômeno interno e imanente, geravam um impasse na dualidade língua/fala. (BRANDÃO, 2003).
Relativo a isso, corroborando com Rocha (2005) existia aanálise do conteúdo, que seguindo um ideal preconizado pelo Iluminismo ela surge com o intuito de alcançar uma pretensa significação profunda conferida pelo locutor no ato de produção de um texto.
Aindade acordo com o autor, para garantir resultados mais precisos, centra-se, principalmente, na neutralidade do método. Desta forma, além de ter uma preocupação constante em preservar a objetividade, hátambém a necessidade de afastar qualquer indicio de subjetividade. A análise do conteúdo tem a pretensão de fornecer técnicas precisas e objetivas que sejam suficientes para garantir a descoberta doverdadeiro significado.
O rigor metodológico e as estratégias de apagamento do pesquisador são acompanhados de uma não explicitação de uma trajetória teórica, fato que foi alvo de críticas porPecheux, que diz que “o tratamento das práticas linguageiras só poderia emergir pelo intermédio da construção de um objeto de investigação e uma corrente teórica”. (PECHEUX, citado por ROCHA eDEUSDARA,2005)
Era preciso, portanto, produzir um estudo da linguagem que considerasse as subjetividades e atravessamentos, momentos históricos e sociais que são inerentes a ela e portanto, constitutivos da...
tracking img