ANÁLISE DO CONTO 'AMOR' DE CLARICE LISPECTOR



O conto amor de Clarice Lispector,foi escrito 1974, periodo e que a mulher era caracterizada pela ausência total de direitos.O conto relata a vida ,realidade e imaginação de Ana .
Ana era uma dona de casa preocupada com seus afazeres rotineiros, tinha marido, filhos e morava em uma boa casa. Certo dia, saiu para fazer compras para o jantar e, ao retornar para casa, já dentro de um bonde, foi surpreendida por um cego parado no ponto, que mascava chicletes com muita naturalidade. Isso a despertou para novas sensações e sentimentos.
O fato de o homem mascar a goma na escuridão sem sofrimento algum a incomodava, pois o cego era feliz, parecia sorrir ao mascar chicletes, apesar da escuridão que a vida lhe impusera. Aquela aparente alegria a aborrecia diante do seu mundo restrito, pensava na felicidade que não sentia e que havia sido abolida de sua vida, como ela mesma dissera: “também sem a felicidade se vivia”.
Completamentetomada por esses novos sentido e sensações, Ana nem percebe a partida do bonde, e deixa cair , o pesado saco de tricô. A perda temporária da autoafirmação faz com que Ana grite. O grito foi a reação imediata ao que sentia. A rede de tricô desprende-se de suas mãos quebrando os ovos. A fragilidade dos ovos ao chocar-se com o chão do bonde transcende a sua própria. O medo fez-se presente nela por significar a queda um momento de desarrumação. Todos os demais ocupantes do bonde a nota. A atenção é voltada para o grito, que por alguns segundos, funde-se aos dois mundos. Ana consegue distinguir o contraste da sublimação desse mundo e o seu, travando um conflito íntimo, uma inquietação, levando-a a reflexão extrema. Perde-se em devaneios ao ponto de desligar-se do tempo em que se encontra e a direção sem sentido.
A distração era tão grande, que Ana acabou perdendo o ponto que a faria retornar para casa, por isso, desceu próximo ao Jardim Botânico. Ficou toda a tarde observando [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 10). Analise do conto amor de clarice lispector. TrabalhosFeitos.com. Retirado 10, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Analise-Do-Conto-Amor-De-Clarice/444737.html

MLA

"Analise do conto amor de clarice lispector" TrabalhosFeitos.com. 10 2012. 2012. 10 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Analise-Do-Conto-Amor-De-Clarice/444737.html>.

MLA 7

"Analise do conto amor de clarice lispector." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 10 2012. Web. 10 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Analise-Do-Conto-Amor-De-Clarice/444737.html>.

CHICAGO

"Analise do conto amor de clarice lispector." TrabalhosFeitos.com. 10, 2012. Acessado 10, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Analise-Do-Conto-Amor-De-Clarice/444737.html.