Analise do clipe Xirley (Gaby Amarantos)

700 palavras 3 páginas
O clipe “Xirley Xarque” tem como fonte inspiradora a vida da cantora Gaby Amarantos. Durante o vídeo vemos a ascensão profissional da personagem, assim como o de Gaby, do anonimato até o seu reconhecimento atual. No vídeo podemos acompanhar através das cenas mudanças que vão ocorrendo na vida da personagem com seu crescimento profissional e também é possível fazer uma comparação com o crescimento das classes médias, que apesar de ascenderem socialmente, mantém seu hábito e costumes.
Logo no começo do videoclipe acompanhamos Xirley chegar provavelmente ao local onde são feitos seus produtos falsificados. Nesta cena vemos as condições de vida da personagem. Quando a música tem início, somos apresentados aos gostos e preferências de Xirley, como nas passagens: “Saia vermelha, camisa preta, chegou pra abalar”. Vemos em cada cena Xirley fazendo um sinal de referência a Nossa Senhora de Nazaré, e através disso é possível traçar um paralelo com o “Camundongo Mickey” presente em “A obra de arte na sua reprodutibilidade técnica” de Walter Benjamin, onde Xirley acredita que sua situação pode melhorar apesar dos problemas que ela enfrenta e há também a relação do tecnobrega e poder econômico.
Á medida que o clipe vai avançando vemos as graduais transformações na realidade de Xirley. Sua casa está mais arrumada e os equipamentos usados estão mais modernos, a única coisa que se mantém igual é a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, agora com um manto mais elaborado, isso mostra que sua fé continua igual antes. Essa melhora nos equipamentos usados por ela indica que o retorno do público em relação a sua arte foi positivo, e pode-se fazer uma relação com conceito de Recepção dos quadros, já que ela começou a modificar a relação com a massa e sua equipe que produzia seus produtos, através de sua arte e com o aumento da produção de seus produtos, isso é evidenciado na próxima cena, onde Xirley, que mesmo com seu modesto crescimento profissional, continua a morar na periferia, ao

Relacionados