Analise do artigo “a era das metas impossíveis”

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (302 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Analise do artigo “A Era das Metas Impossíveis”

No artigo, o autor descreve e critica o cenário organizacional de algumas empresas brasileiras, no que se refere às metas pré-estipuladas para seusexecutivos. Mostrando uma cobrança desleal para com seus profissionais, estabelecendo objetivos já inicialmente altos e, quando próximo de serem realizados, elevados novamente. Criando um “loop” decompetitividade. Exemplificado com depoimentos de alguns executivos de diversas empresas do país.

O lado positivo de tais atitudes tomadas pelas empresas, para os executivos e equipes, exercendosobre eles grande cobrança e pressão, seria o reconhecimento do esforço e qualidade de seus profissionais. Porém, não é bem isso que acontece. Um gestor pode exigir mais da sua equipe quando elaapresenta resultados, e assim, estabelecer metas mais desafiadoras. Mas, o aumento da expectativa não pode se transformar em desmotivação e competições desleais.

Pressionar demais as pessoas é certezade que mais na frente estas perderão sua saúde, reduzirão sua capacidade produtiva e certamente estarão insatisfeitas. Não adianta exigir capacidades dignas de "deuses" se a recompensa, como citadoem alguns casos, lhes é tirada em pleno processo. Confiança e credibilidade são perdidas no meio do caminho, arriscando toda a organização.

Quando novo no mercado, o funcionário tende a aceitarmetas mais arriscadas. No entanto, quando uma equipe, ou profissional, aceita toda meta sem questionar, o gestor pode se aproveitar disso sem limites buscando resultados acima do esperado, às vezesimpossíveis. Neste momento, a organização tende a se desestruturar e estressar cada vez mais. Para que isso não ocorra, o gestor tem que estar acompanhando periodicamente como avança cada processo, paracontrolar o risco de tais alterações no sistema organizacional.

Já a equipe, se achar as metas estabelecidas anormais e, que irão gerar impactos negativos, deve reunir soluções para apresentar ao...
tracking img