Analise do ambiente de marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2196 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Análise do ambiente de marketing

Análise das necessidades e tendências do microambiente

Ao reconhecerem que muitas necessidades não atendidas como a cura do câncer, cura para doenças mentais, carros elétricos e construção de moradias seguras a preços mais acessíveis, poderiam gerar uma lucratividade muito grande, as empresas bem sucedidas, passaram com essa visão a adquirirempreendedorismo, que é basicamente, a criação de novas soluções para as necessidades não atendidas.
Alguns exemplos é o clube Mediterranée que surgiu para atender as necessidades exóticas das mulheres solteiras ou o Nautilus que foi criado para homens e mulheres que queriam fazer musculação.
A diferença entre modismo, tendência e megatendencia se baseia que o modismo é imprevisível, curta duração e nãopossui significado social, econômico ou político, já as tendências são mais previsíveis e duradouras já que esta revela como será o futuro, enquanto que as megatendencias são basicamente grandes mudanças sociais, econômicas, políticas e tecnológicas que se formam lentamente e quando estabelecidas influenciam por muito tempo.
Segue alguns casos de megatendencias identificadas nos principais jornais:a explosão da economia global, o renascimento das artes, o surgimento do socialismo de livre mercado, estilos de vida globais e o nacionalismo cultural, a privatização do sistema de seguridade social, a ascensão dos países da orla asiática do pacifico, a década das mulheres na liderança, a era da biologia, a revitalização da religião no novo milênio e o triunfo do individuo.
As tendências emegatencendias merecem atenção dos profissionais de marketing já que um novo produto no mercado terá mais sucesso se estiver acordo com fortes tendências, e não contra elas. Entretanto, essa detecção não garantira que esse produto terá grande sucesso, por isso é necessário uma pesquisa de mercado para determinar o potencial de lucro ou uma oportunidade.

Identificação das principais forcas domacro ambiente e resposta a elas

As empresa e fornecedores operam em um macroambientre de forcas que representam os fatores não controláveis e tendências que dão formas as oportunidades e impõem ameaças. Por isso é necessário o monitoramento se seis forcas importantes: a demográfica, a econômica, a natural, a tecnológica, a político-legal e a sociocultural. Elas são descritas separadamente emboraos profissionais de marketing devam prestar atenção a suas interações causais por que elas preparam o palco para novas oportunidades e também para novas ameaças. Um exemplo é que o crescimento demográfico pode levar a um nível mais alto de poluição, o que faz com que os consumidores exijam mais leis.
Ambiente demográfico: é a primeira forca macro ambiental que deve ser monitorada, já que aspessoas que compõem o mercado. Por isso é de interesse dos profissionais de marketing, a taxa de crescimento populacional, os níveis de instrução, os padrões domiciliares e as características e movimentos regionais.
Crescimento da população mundial:
A população mundial esta apresentando um crescimento explosivo. Totalizou 5,4 bilhoes em 1991 e esta crescendo a 1,7 por cento ao ano. A essa taxa, apopulação mundial terá atingido os 6,2 bilhões no ano de 2000.
Esse crescimento tem sido causa de grandes preocupações pelo fato de alguns recursos como alimentos e combustíveis poderem se esgotar, havendo evidencias de que o crescimento populacional e o consumo descontrolado possam resultar na falta de alimentos, poluição e uma pior qualidade de vida. Esse crescimento populacional também émaior em países menos desenvolvidos economicamente, uma vez que nos países em desenvolvimento a taxa de mortalidade esta caindo como resultado da medicina moderna enquanto a taxa de natalidade continua estável.
O aumento explosivo de uma população nem sempre significa crescimento de mercados, a menos que este tenha poder de compra suficiente. Um exemplo é a china, que por possuir um controle de...
tracking img