Analise de viabilidade e plano de financiamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2222 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Analise de viabilidade e plano de financiamento

Um estudo de viabilidade econômica e financeira é uma ferramenta essencial para te apoiar na decisão de ir para a frente com uma idéia de criação e/ou com um projeto de investimento numa empresa já existente. Este irá permitir-te analisar a viabilidade do teu projeto e detectar os ajustes necessários ao sucesso do teu negócio.É baseado em determinadas previsões no que concerne a atividade da tua empresa tais como: número de produtos ou serviços que pretende comercializar/prestar, preço atribuído aos mesmos, estimativa das vendas ou prestação de serviços efetuados por mês/ano, crédito dado aos clientes, crédito dado pelos fornecedores, custos com o pessoal, despesas gerais em publicidade, água, luz, renda,etc. E tem em conta o investimento que pretende fazer e as repercussões desse investimento na tua empresa, geralmente nos 3-5 anos posteriores ao projeto de investimento.
Um estudo de viabilidade econômica e financeira poderá ser mais ou menos complexo normalmente dependendo do montante do projeto de investimento e da dimensão da empresa, e poderá ainda ser parte integrante do teuPlano de
Negócios. Sabendo sempre que serão necessários de uma série de elementos para começar a elaborar um estudo de viabilidade econômica e financeira e que, com toda a certeza, serão solicitados pela empresa que consultares. Por isso, antes de o fazeres tente estruturar o mais possível a tua idéia.
A decisão de financiamento depende da decisão de investimento edo plano de operações dos negócios da empresa. Estas decisões não são de exclusividade da área financeira, porém por ela coordenadas.
A decisão de financiar decorrente da decisão de investir no longo prazo é tão importante que é tomada pela cúpula da empresa, embora caiba ao gestor financeiro liderá-la, devido a fatores críticos, tais como:

a) o impacto da decisão é de longoprazo;
b) o risco envolvido;
c) a complexidade de conhecer o momento adequado;
d) necessita do uso de técnica de orçamento de capital para a análise do investimento;
e) tomar a melhor decisão de financiamento dentre as inúmeras alternativas e de possibilidades da melhoria do resultado para a empresa.

A função evoluiu a ponto de se preocupar com os objetivosdos negócios. Passou a ter a preocupação em cumprir missão da organização, dos possíveis resultados das decisões tomadas em todas as áreas. Assim, pode-se atribuir a finalidade da administração financeira como:

a) da formulação de estratégia empresarial para determinar a utilização mais eficiente dos recursos disponíveis em investimentos, financiamento e destinação dos lucros;
b) deselecionar as fontes mais adequadas para obtenção de recursos financeiros e as análises para a otimização na utilização desses recursos;
c) de interagir com as áreas de vendas e compras para definir as políticas mais adequadas sobre prazos, preços, condições, a fim de adequar o fluxo de recursos no ciclo operacional da empresa.

A administração financeira envolve-se em quatrodecisões básicas, a saber:

a) decisão de investimento;
b) decisão de financiamento;
c) decisão de destinação e distribuição de lucros;
d) planejamento e controle da função financeira.

A decisão de investimento consiste na alocação de capital em projetos de investimentos, cujos benefícios serão auferidos no futuro, na condição de risco, onde o gestor financeirodeve tomar decisões a partir de plano de negócio que determine o risco calculado, analisando as oportunidades de investimento, quantificando as atividades operacionais, o fluxo de caixa e o impacto incremental nos resultados e no patrimônio e, observando o valor de mercado da empresa a partir do novo investimento. Os planos de investimentos geralmente dizem respeito à avaliação de aplicação de...
tracking img