Analise de um sistema de locadora

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1750 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Documentação de Requisitos do Sistema de Locadora de Vídeo (Vídeo Locadora)

1. Introdução

a. Propósito
Este documento apresenta a especificação de requisitos para um sistema de informação de vídeo locadora automatizada. Esses requisitos representam o entendimento do sistema, obtido através de entrevista com o cliente. Esse documento tem o objetivo de servir de guiadurante a implantação do projeto, além de demonstrar para o cliente que o analista entendeu corretamente os requisitos do sistema.

b. Organização do Documento
Esse documento contém principalmente os requisitos necessários para automatizar as operações de empréstimo e respectivos relatórios. Descreve ainda as entidades externas ao sistema, que deverão interagir com o sistemade informação de vídeo automatizado.
O restante desse documento é dividido em duas seções: a sessão 2 contém uma visão geral e informal do sistema, já a seção 3 apresenta os requisitos funcionais e não funcionais (de desempenho) do sistema.

2. Descrição Geral

Os clientes selecionam no mínimo um vídeo para alugar. O número máximo de vídeos que um cliente podealugar, por vez, é quinze (15). Cada cliente pode ter no máximo cinco (5) dependentes. Cada cliente ao se cadastrar, recebe um número que o identifica univocamente. É feita a entrada desse número no sistema para que seus dados sejam recuperados e a ordem de empréstimo seja criada. Feito isso, os IDs dos vídeos a serem locados são lidos através do sensor infravermelho e a informação do vídeo doinventário é mostrada. O arquivo da locadora é atualizado. Confirmado a locação, o próprio sistema calcula o total, ficando a critério do cliente decidir se vai efetuar o pagamento na hora da locação ou da devolução. A seguir, o formulário de aluguel é criado, impresso e armazenado. O cliente assina o formulário, retira os vídeos e sai.
Para devolver um vídeo, o ID (lido novamente através do sensor)entra para o sistema. A transação de aluguel é mostrada no monitor e o vídeo a ser devolvido é marcado com a data da devolução. Multas são aplicadas automaticamente em caso de atraso devendo ser pagas no momento da devolução. Cliente com dívidas pendentes não podem realizar uma nova locação. Existe a possibilidade de o cliente querer relocar algum vídeo. Sendo assim, faz-se um novo aluguel nadata de devolução.

3. Requisitos

A seguir será apresentada a lista dos requisitos funcionais que o sistema deve satisfazer, sendo caracterizados pelos itens a seguir:
• Descrição: rápida descrição
• Entrada: uma descrição das entradas recebidas pelo software
• Processamento: uma descrição de que o sistema deve realizar com a entrada.
• Saída: umadescrição da resposta do sistema de software

3.1. Requisitos Funcionais

Requisitos Gerais

Requisito Funcional 1

• Descrição: No estado inicial do sistema é mostrado o menu principal em que o funcionário pode escolher as seguintes opções:
1. Alugar um vídeo
2. Devolver um vídeo
3. Cadastrar um novocliente
4. Cadastrar um novo vídeo
5. Editar dados do cliente
6. Editar dados do vídeo
7. Excluir cliente
8. Excluir um vídeo
9. Consultas
10. Reservar vídeo
11. Sair do Sistema
• Entrada: Uma das opções escolhidas pelobalconista.
• Processamento: Processa a opção escolhida.
• Saída: Mostra no monitor os menus para o item selecionado.

Requisito Funcional 2

• Descrição: O sistema mantém um inventario com os atributos de cada vídeo

Requisito Funcional 3

• Descrição: O sistema registra e mantém guardada cada transação de aluguel para cada cliente.

3.1.1...
tracking img